O presidente russo Vladimir Putin anunciou a suspensão do país do tratado New START com os Estados Unidos, acordo que limita o uso de armas nucleares. Ele ressaltou que esta declaração não significa que a Rússia deixará definitivamente o acordo firmado em 2010.
A poucos dias do aniversário de um ano da invasão russa à Ucrânia, Putin deu as declarações durante discurso ao parlamento nesta terça-feira (21). O chefe de estado da Rússia afirmou que só poderá voltar a firmar um acordo com os norte-americanos depois que o governo russo entender de que forma os países que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) irão administrar seus arsenais militares.
O tratado
O New ou Novo START foi assinado em Praga em 2010 pela Rússia e os Estados Unidos, com a intenção de controlar o uso de armas nucleares, também determina a redução de testes nucleares além de estabelecer uma fiscalização mútua entre os países. Isso inclui a limitação do número de ogivas nucleares (tipo de míssil nuclear) que os dois países podem usar, bem como o número de submarinos para lançamento de mísseis e o número de bombardeios terrestres que podem ser realizados.
Ele entrou em vigor em 2011 durante o governo de Barack Obama, junto do então presidente russo Dmitry Medvedev. Quando expirou, em 2021, foi assinado novamente pelos 5 anos seguintes por Joe Biden, após assumir o governo dos Estados Unidos, e Vladimir Putin. Em agosto de 2022, no entanto, a Rússia declarou que se retiraria “temporariamente” das fiscalizações do acordo e proibiu que os norte-americanos supervisionassem os armamentos.
A Rússia é o país que detêm a maior parte das ogivas nucleares do mundo, seguido pelos EUA. Juntos, os dois países acumulam 90% das ogivas no mundo.
Siga a gente no Google Notícias