TELEGRAMA INTERNACIONAL

Putin presta condolências a Lula por tragédia no litoral de SP

No canal do Kremlin no Telegram, o governo russo confirmou o encaminhamento da mensagem.

putin-presta-condolencias-a-lula-por-tragedia-no-litoral-de-sp
Vladimir Putin (Crédito: Sean Gallup/Getty Images)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um telegrama prestando condolências pela tragédia no litoral norte de São Paulo.

Publicidade

Prezado senhor presidente, receba nossas mais sinceras condolências pelas trágicas consequências das inundações no estado de São Paulo“, escreveu o líder russo, de acordo com a Jovem Pan. “A Rússia compartilha a dor daqueles que perderam seus parentes e amigos e confia que as consequências desse desastre natural serão superadas rapidamente“, completou.

No canal do Kremlin no Telegram, o governo russo confirmou o encaminhamento da mensagem: “Vladimir Putin enviou uma mensagem de condolências ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pelas consequências devastadoras dos alagamentos em São Paulo”.

Movimentações do governo federal 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma coletiva com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o prefeito de São SebastiãoFelipe Augusto (PSDB), sobre a tragédia no litoral norte do estado.

Durante o discurso, o chefe de Estado disse que fez questão de visitar as áreas afetadas “e trazer um conjunto de ministros” para assumir compromissos de governo com a cidade. Segundo ele, a estrada Rio-Santos será reconstruída.

Publicidade

Vamos recuperar a estrada Rio-Santos. E não podemos mais construir casas em lugares de risco. Vamos trabalhar junto com a prefeitura“, completou.

Lula pediu para que o prefeito da cidade busque locais seguros para a obra de novas moradias e reforçou: “Dessa vez, prefeito, você vai ter certeza que o problema da construção de casas para as pessoas que perderam as suas vai acontecer de verdade“.

Tarcísio, por sua vez, orientou que as pessoas não tentem sair das áreas afetadas em direção à capital. Ele também postou uma mensagem de luto e conforto para as famílias nas redes sociais.

Publicidade

Decretei luto oficial no Estado por três dias em memória das vítimas das fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte. Peço a Deus que conforte o coração dessas famílias. Seguiremos trabalhando e não descansaremos até que todos os desalojados e desabrigados estejam em segurança“, escreveu o governador.

Já Felipe Augusto destacou que o foco agora está na busca dos sobreviventes.

De vez em quando a natureza nos prega uma surpresa, mas também muitas vezes a gente desafia a natureza. Eu acho que é importante nem ela nos pegar de surpresa e nem a gente desafiá-la“, finalizou o presidente Lula.

Publicidade

Além disso, a  ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que as famílias que perderam suas casas em decorrência das fortes chuvas no litoral norte de São Paulo terão prioridade no cadastro do Minha Casa, Minha Vida.

Segundo ela, isso é possível por conta da MP do programa assinada na semana passada. “Estamos à disposição para ajudá-los e colocá-los na fila de prioridades para construção de casas populares”, disse.

A ministra esteve hoje no Guarujá junto com o prefeito da cidade, Válter Suman.

Publicidade

Todos nós estamos, por orientação do presidente Lula, prontos para ajudar. A ordem do presidente é dar toda atenção às cidades“, informou Tebet.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.