CASOS JÁ ESTAVAM SUSPENSOS

Lewandowski encerra três investigações contra Lula na Justiça

O ministro considerou as provas utilizadas nas investigações ilegais por terem sido obtidas de forma ilícita.

lewandowski-encerra-tres-investigacoes-contra-lula-na-justica
Presidente Lula (Crédito: Joédson Alves/Agência Brasil)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, determinou o encerramento de três ações criminais contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Publicidade

A ordem do ministro envolve duas investigações relacionadas à Operação Lava Jato, além de uma apuração na qual o petista foi acusado de irregularidades na compra de caças suecos durante o governo Dilma Rousseff

Os casos já estavam suspensos na Justiça Federal em Brasília por decisões anteriores do próprio STF.

Lewandowski considerou as provas utilizadas nas investigações ilegais por terem sido obtidas de forma ilícita. Entre elas, o acordo de leniência fechado pela então força-tarefa da Lava Jato de Curitiba com a Odebrecht, classificado como irregular por não ter seguido os canais formais.

O ministro disse que “examinado com verticalidade o mosaico fático-jurídico pormenorizadamente descrito acima, não concebo a existência de denúncias temerárias, sem o mínimo de elementos probatórios hígidos, e, ainda, sabidamente desprovidas de correlação legítima entre elas e fase pré-processual. Trata-se, em verdade, de imputações calcadas em provas contaminadas, que foram produzidas, custodiadas e utilizadas de forma ilícita e ilegítima, o que evidencia a ausência de justa causa para o seu prosseguimento“.

Publicidade

As decisões foram tomadas a partir de pedidos feitos pela defesa do presidente Lula.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.