LUTO

Quem foi Luisa Giampaoli, atleta que morreu de leptospirose no RS?

A atleta de atletismo, que já compôs a seleção brasileira, estava internada em estado grave e, segundo o marido, sofreu de negligências médicas

Luisa Giampaoli, que já compôs a seleção brasileira, estava internada em estado grave e, segundo o marido, sofreu de negligências médicas.
A atleta tinha 29 anos; Ela deixou seu marido e um filho de cinco anos – Créditos: Reprodução/ Instagram

Nesta sexta-feira (26), a atleta Luisa Giampaoli, de 29 anos, faleceu no Rio Grande do Sul. Ela estava internada em estado grave com leptospirose no Hospital Universitário São Francisco de Paula. O anúncio foi feito em sua página do Instagram pelo marido, Eduardo Schmi.

Publicidade

Eduardo compartilhou em um vídeo que a morte de Luisa teria sido causada por negligência médica. “Quero justiça, que o Brasil todo saiba que negligenciaram com ela. Não fizeram o que tinha de ser feito“, afirmou. A indignação do marido reflete o sentimento de muitos que acompanhavam o estado de saúde da atleta.

Luisa Giampaoli estava lutando contra um quadro de leptospirose, uma doença infecciosa grave causada pela bactéria Leptospira. No final de junho, a atleta foi tratada para dengue, e quando seus sintomas não diminuíram, foi diagnosticada com pneumonia. Por não iniciar o tratamento com antibióticos, seu caso se agravou e ela foi internada. De acordo com seu marido, o agravamento do caso aconteceu devido à falta de tratamento adequado na rede pública de saúde.

Luisa era uma atleta de atletismo, da equipe ANR-Ijuí/Unimed Noroeste/RS, que já fez parte da seleção brasileira em competições. Ela deixa seu marido, com quem foi casada por 16 anos, e um filho de cinco anos.

 

Publicidade
Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luisa Giampaoli (@luisagiampaoli)

Publicidade

O que é leptospirose, doença que acometeu Luisa Giampaoli?

A leptospirose, doença que vitimou Luisa, é provocada por uma bactéria transmitida principalmente por roedores, mas também pode infectar outros animais e humanos. Ela pode ser contraída pelo contato com água ou solo contaminado com urina de animais infectados. As manifestações clínicas variam de sintomas leves a graves, podendo levar ao falecimento se não tratada adequadamente.

Os sintomas da leptospirose podem enganar, pois se parecem com os de várias outras doenças. É fundamental estar atento aos sinais para procurar ajuda médica rapidamente. Os sintomas incluem:

  • Febre alta
  • Dores musculares, especialmente nas panturrilhas
  • Dores de cabeça
  • Calafrios
  • Náuseas e vômitos
  • Em casos graves, pode ocorrer icterícia (pele amarelada), hemorragias e insuficiência renal

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.