CRISE DIPLOMÁTICA

Entenda o caso do suposto balão espião chinês nos Estados Unidos

O objeto foi abatido neste final de semana pelo país norte-americano.

balao-espionagem-china-eua
(Crédito: Reprodução)

Os Estados Unidos e a China enfrentam uma crise diplomática após o aparecimento de um balão chinês nos céus do estado de Montana, EUA, na última quinta-feira (02).  O objeto foi abatido neste final de semana pelo país norte-americano por se tratar, segundo eles, de um ponto espião de importantes locais militares.

Publicidade

Um alto funcionário da defesa disse durante uma declaração do Pentágono que, “Embora tenhamos tomado todas as medidas necessárias para proteção contra a coleta de informações confidenciais do balão de vigilância da RPC [China], o sobrevoo do balão de vigilância do território dos EUA foi importante para nossa inteligência“. “Pudemos estudar e escrutinar o balão e seus equipamentos, o que foi valioso”, acrescentou.

 Após a confirmação do Departamento de Defesa de que caças derrubaram o alvo, o Ministério das Relações Exteriores da China expressou “forte insatisfação e protesto contra o uso da força pelos EUA para atacar aeronaves civis não tripuladas“. 

O QUE DIZ A CHINA?

A versão chinesa é de que, na verdade, se tratava de um instrumento meteorológico que desviou da sua rota e viajou até o território ocidental.

O lado chinês informou repetidamente o lado dos EUA após verificação de que o dirigível é para uso civil e entrou nos EUA devido a força maior – foi completamente um acidente“, disse o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

Publicidade

De acordo com o jornal japonês Sankei, Washington teria sugerido ainda a implantação de mísseis de médio alcance no Japão como parte de um plano para reforçar as defesas contra a China.

CRISE ENTRE AS NAÇÕES

Após o estranhamento, o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, desmarcou uma viagem oficial que tinha agendada para Pequim neste domingo (05). A autoridade classificou o ocorrido com umato irresponsável“.

Em resposta o país alegou que Pequim “nunca violou o território e o espaço aéreo de qualquer país soberano“.

Publicidade

EXISTE OUTRO BALÃO?

Ainda nos últimos dias, um balão similar foi avistado na Colômbia. O objeto entrou no espaço aéreo colombiano no setor norte do país, movendo-se a uma velocidade média de 25 nós, identificando características semelhantes às de um balão“, diz o comunicado do governo local.

A Força Aérea Colombiana informou que o objeto não representava ameaça e que agora serão iniciadas investigações sobre o caso.

 

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.