governo chinês lamenta

Governo dos EUA rebate China: “balão chinês é de espionagem”

De acordo com autoridades americanas, a possível violação do espaço aéreo gerou uma crise diplomática. A viagem de Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, ao país asiático foi cancelada.

balao-espionagem-china-eua
(Crédito: Reprodução)

O Governo norte-americano rebateu nesta sexta-feira (3) a versão do governo chinês sobre um balão que foi visto no céu dos Estados Unidos. Autoridades dos EUA afirmam que se trata de um equipamento de espionagem da China. O país asiático alega que o balão é um equipamento para pesquisa meteorológica e não de espionagem.

Publicidade

O Ministério das Relações Exteriores da China lamentou o ocorrido. Em comunicado, afirma que o balão tem capacidade limitada de “autodireção” e “desviou-se muito de seu curso planejado” por causa dos ventos.

“O lado chinês lamenta a entrada não intencional do balão no espaço aéreo dos EUA devido a força maior”, diz o texto. A China informou que continuará se comunicando com os EUA para lidar adequadamente com o que chama de  “situação inesperada”.

Publicidade

Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA adiou uma viagem diplomática que faria à China no fim de semana. Os EUA não se pronunciaram sobre se aceitam a justificativa chinesa de que ventos desviaram o balão. No entanto, para fontes ligadas ao governo americano, a situação é grave, ao ponto de não ser possível a viagem de Blinken ao país.

“O propósito do balão é, claramente, de vigilância”, disse um oficial americano à rede de notícias Al Jazeera.

 

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.