O Governo norte-americano rebateu nesta sexta-feira (3) a versão do governo chinês sobre um balão que foi visto no céu dos Estados Unidos. Autoridades dos EUA afirmam que se trata de um equipamento de espionagem da China. O país asiático alega que o balão é um equipamento para pesquisa meteorológica e não de espionagem.
BREAKING: China says balloon over US airspace is civilian airship https://t.co/14cZ28pIYO pic.twitter.com/VYbzmxLBru
— Al Jazeera Breaking News (@AJENews) February 3, 2023
O Ministério das Relações Exteriores da China lamentou o ocorrido. Em comunicado, afirma que o balão tem capacidade limitada de “autodireção” e “desviou-se muito de seu curso planejado” por causa dos ventos.
“O lado chinês lamenta a entrada não intencional do balão no espaço aéreo dos EUA devido a força maior”, diz o texto. A China informou que continuará se comunicando com os EUA para lidar adequadamente com o que chama de “situação inesperada”.
Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA adiou uma viagem diplomática que faria à China no fim de semana. Os EUA não se pronunciaram sobre se aceitam a justificativa chinesa de que ventos desviaram o balão. No entanto, para fontes ligadas ao governo americano, a situação é grave, ao ponto de não ser possível a viagem de Blinken ao país.
“O propósito do balão é, claramente, de vigilância”, disse um oficial americano à rede de notícias Al Jazeera.
Secretary of State Antony Blinken has postponed a visit to China because of a Chinese surveillance balloon in American airspace https://t.co/pOnGlH0HDN pic.twitter.com/L62vVAGBf4
— Al Jazeera English (@AJEnglish) February 3, 2023
Siga a gente no Google Notícias