HIPISMO

Quem é a atleta que desistiu da Olímpiada após denúncia de maus-tratos a cavalo?

Charlotte Dujardin foi suspensa por seis meses de sua federação e perdeu o apoio do governo de seu país

Charlotte Dujardin, a atleta de hipismo, foi suspensa por seis meses de sua federação e perdeu o apoio do governo de seu país.
Anuncio foi feito através das redes sociais da atleta – Créditos: Reprodução/ Instagram

Faltando três dias para o início da Olimpíada de Paris, a Inglaterra perdeu uma de suas principais atletas. Nesta quarta-feira (23), Charlotte Dujardin, atleta tricampeã no hipismo, anunciou sua retirada da competição.

Publicidade

Em uma publicação no Instagram, Dujardin explicou que a decisão foi tomada após a Federação Internacional de Esportes Equestres (FEI) receber uma denúncia de maus-tratos. Um vídeo de 2020 mostra a atleta batendo diversas vezes com o chicote no cavalo de um estudante.

Na publicação, ela afirma que este não é seu comportamento típico. “O que aconteceu foi completamente fora do meu normal e não reflete como eu treino meus cavalos ou meus alunos; no entanto, não há desculpas”, escreveu.

A denúncia foi encaminhada pelo advogado Stephan Wensing, representando um cliente que preferiu manter o anonimato. A atleta foi suspensa por seis meses pela FEI enquanto ocorre a investigação.

A suspensão temporária impede Dujardin de participar de qualquer evento ou competição sob a jurisdição da FEI e da Federação Equestre Nacional Britânica.

Publicidade

Quem é Charlotte Dujardin, atleta de hipismo que está fora da Olimpíada?

Charlotte Dujardin é uma das maiores atletas da delegação britânica no hipismo. Iniciou no esporte aos dois anos e ganhou reconhecimento internacional ao participar da Olimpíada de Londres, em 2012, onde conquistou seus dois primeiros ouros. Em 2016, nos Jogos do Rio, ganhou mais um ouro e uma prata. Na Olimpíada de Tóquio, em 2020, conquistou duas medalhas de bronze, totalizando seis medalhas olímpicas.

Publicidade

Charlotte, além de ser a atleta de hipismo britânica mais bem-sucedida na história do adestramento, detém todos os recordes mundiais na modalidade, incluindo a maior pontuação no Grand Prix Freestyle desde 2012.

Além de ficar fora da Olimpíada de Paris e perder a chance de se tornar a atleta mais medalhada da federação inglesa, Charlotte Dujardin também perdeu o apoio do governo britânico e foi afastada da instituição de caridade Brooke, onde era uma das principais embaixadoras.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.