A família dos irmãos Lyle e Erik Menendez fez um apelo público nesta quarta-feira (16) em uma coletiva de imprensa, solicitando que o promotor George Gascón reconsidere a sentença dos dois, condenados à prisão perpétua pelo assassinato dos pais. O crime ocorreu há 35 anos, e a defesa alega que novas evidências indicam que ambos foram vítimas de abuso sexual cometido pelo pai, o empresário Jose Menendez.
Anamaria Baralt, prima dos irmãos, reforçou o pedido em seu depoimento, destacando a injustiça do caso. “Lyle e Erik merecem uma chance de se curar. Nossa família merece uma chance de se curar com eles”, declarou, afirmando que os dois foram “vítimas de uma cultura que não estava pronta para ouvir”.
Novas evidências do caso Menendez
De acordo com a defesa, uma carta de Erik Menendez, enviada antes dos assassinatos, detalha o abuso que os irmãos alegam ter sofrido. A Promotoria já está analisando esses novos documentos. Uma audiência está marcada para o final de novembro, quando será decidido se Lyle e Erik terão direito a um novo julgamento. A data exata para essa audiência foi confirmada para 29 de novembro.
A expectativa é de que, caso o processo seja reaberto, a condenação de prisão perpétua possa ser revertida, permitindo que os irmãos deixem a prisão. O caso voltou a ganhar destaque com o lançamento de uma série e de um documentário sobre os irmãos Menendez, ambos exibidos pela Netflix.
Os irmãos alegam que os assassinatos foram uma reação aos anos de abuso sexual que sofreram do pai. Jose Menendez, na época do crime, era um influente executivo da indústria musical nos Estados Unidos. A acusação ganhou força no ano passado, quando Roy Rosselló, ex-integrante do grupo Menudo, afirmou ter sido violentado por Menendez quando era adolescente.
Essas revelações foram usadas pela defesa para argumentar pela reabertura do caso. Segundo o site TMZ, o promotor George Gascón confirmou que seu escritório está avaliando as novas alegações.
A principal argumentação da defesa dos irmãos é que, durante o julgamento original, o juiz impediu que as provas relacionadas aos supostos abusos fossem apresentadas, o que teria influenciado diretamente no veredicto.
O caso também chamou a atenção de figuras do entretenimento. Ryan Murphy, co-criador da série “Monstros”, afirmou, em entrevista à Variety, que acredita que Lyle e Erik estarão “fora da prisão até o Natal”. Recentemente, Murphy anunciou que a terceira temporada de “Monstros” será centrada no serial killer dos anos 1950 Ed Gein, interpretado por Charlie Hunnam.
Siga a gente no Google NotíciasAs a child, Erik Menendez drowned his food in lemon so he couldn’t taste his own father’s c*m. Erik’s aunt revealed today that, 35 years on, he still has to have lemon on his food.
As she puts it “you don’t get over something like that”.#TheMenendezBrothers pic.twitter.com/KeqCtpk0Y9
— Laura (@editedbylaura) October 12, 2024