política de defesa

Coreia do Sul e EUA realizarão exercícios nucleares

O Ministério da Defesa de Seul disse, nesta sexta-feira (17), que os testes buscam melhorar as operações dos ativos nucleares americanos como parte dos esforços para combater as ameaças da Coreia do Norte.

Coreia do Sul e EUA realizarão exercícios nucleares
(Crédito: Jeon Heon-Kyun – Pool /Getty Images)

Os Estados Unidos (EUA) e a Coreia do Sul realizarão testes nucleares em Washington, na próxima semana, após se sentirem ameaçados com os teste feitos pela Coreia do Norte no ano passado.

Publicidade

O próprio Ministério da Defesa de Seul disse, nesta sexta-feira (17), que os testes buscam melhorar as operações dos ativos nucleares americanos como parte dos esforços para combater as ameaças da Coreia do Norte. Em 2022, a Coreia do Norte testou diversas armas nucleares, inclusive mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs).

Os testes que serão realizados são chamados de exercícios de mesa. Eles estão programados para 22 de fevereiro, no Pentágono. Além disso, o Ministério afirmou que os exercícios envolverão formuladores de políticas de defesa de ambos os lados. No ano passado, a Coreia do Sul e os EUA concordaram em fazer esses testes anualmente. Esse é o primeiro após o acordo.

O exercício contará com uma delegação sul-coreana chefiada pelo vice-ministro da Defesa, Heo Tae-keun e uma norte-americana liderada por Siddharth Mohandas, subsecretário adjunto de defesa para o Leste Asiático, e Richard Johnson, subsecretário adjunto de defesa para política nuclear e de combate a armas de destruição em massa.

“Com foco nas ameaças nucleares da Coreia do Norte, ambos os lados terão discussões aprofundadas sobre várias medidas para fortalecer a dissuasão estendida dos EUA, incluindo compartilhamento de informações e procedimentos de consulta”, afirmou o Ministério da Defesa de Seul, em comunicado.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.