A tragédia ambiental que acomete o estado do Rio Grande do Sul (RS) provocou reações internacionais. Países como Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, Itália e Portugal expressaram preocupação com a situação, com alguns até oferecendo ajuda voluntária para resgatar as vítimas do desastre natural.
Nações se pronunciam sobre situação no RS
O Uruguai acertou o envio de veículos e agentes para auxiliar nas buscas e salvamento dos moradores afetados. No acordo, serão providenciados um avião KC-130H (com tripulação), um helicóptero Delfin Bell 212, dois drones (com operadores) e lanchas de resgate (com tripulação).
O governo argentino divulgou um comunicado, solidarizando-se com a situação e abrindo os canais para dispor auxílio às vítimas. “O governo da Argentina põe à disposição das autoridades brasileiras toda a ajuda imediata e os elementos que se mostrem necessários para assistir o prejudicados”, informou o documento.
O ministro das relações exteriores da Venezuela, Yván Gil Pinto, também demonstrou a disposição do país em auxiliar o Brasil. “Em nome do presidente Nicolás Maduro, do governo e do povo da Venezuela, expressamos nossa solidariedade e oferecemos apoio ao povo e ao governo do Brasil diante dos efeitos das chuvas extremas no Rio Grande do Sul”.
En nombre del presidente @NicolasMaduro, del gobierno y pueblo de Venezuela expresamos nuestra solidaridad y ofrecemos apoyo al pueblo y gobierno de Brasil 🇧🇷 ante los efectos de las lluvias extremas en Río Grande do Sul, que ha ocasionado daños y victimas en las últimas horas. pic.twitter.com/zNRvmg6quh
— Yvan Gil (@yvangil) May 4, 2024
Países da Europa também citaram o acontecimento. A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, foi a sua conta no X para expressar sua lamentação. “É com dor que tomo conhecimento da terrível enchente que atingiu o Rio Grande do Sul, deixando a cidade de Porto Alegre, no Brasil, de joelhos”. O pronunciamento foi respondido pelo presidente Lula, que a agradeceu pela solidariedade.
Con dolore apprendo della tremenda alluvione che si è abbattuta su Rio Grande do Sul mettendo in ginocchio la città di Porto Alegre, in Brasile. La mia più sincera vicinanza e quella del Governo italiano alle popolazioni colpite.
— Giorgia Meloni (@GiorgiaMeloni) May 5, 2024
Da mesma maneira, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, demonstrou preocupação com a ”sequência das cheias devastadoras que têm atingido o Estado do Rio Grande do Sul”.