enchentes

Nações demonstram apoio e providenciam ajuda ao Brasil em meio à crise ambiental no RS

Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, Itália e Portugal expressaram preocupação com a situação

As tragédias das chuvas no Rio Grande do Sul provocaram 95 mortes até agora, sendo que quatro casos estão em avaliação. O governador Eduardo Leite confirmou que 131 pessoas estão desaparecidas.
Estado sofre maior tragédia climática de sua história – Crédito: Divulgação

A tragédia ambiental que acomete o estado do Rio Grande do Sul (RS) provocou reações internacionais. Países como Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, Itália e Portugal expressaram preocupação com a situação, com alguns até oferecendo ajuda voluntária para resgatar as vítimas do desastre natural.

Publicidade

Nações se pronunciam sobre situação no RS

O Uruguai acertou o envio de veículos e agentes para auxiliar nas buscas e salvamento dos moradores afetados. No acordo, serão providenciados um avião KC-130H (com tripulação), um helicóptero Delfin Bell 212, dois drones (com operadores) e lanchas de resgate (com tripulação).

O governo argentino divulgou um comunicado, solidarizando-se com a situação e abrindo os canais para dispor auxílio às vítimas. “O governo da Argentina põe à disposição das autoridades brasileiras toda a ajuda imediata e os elementos que se mostrem necessários para assistir o prejudicados”, informou o documento.

O ministro das relações exteriores da Venezuela, Yván Gil Pinto, também demonstrou a disposição do país em auxiliar o Brasil. “Em nome do presidente Nicolás Maduro, do governo e do povo da Venezuela, expressamos nossa solidariedade e oferecemos apoio ao povo e ao governo do Brasil diante dos efeitos das chuvas extremas no Rio Grande do Sul”.

Países da Europa também citaram o acontecimento. A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, foi a sua conta no X para expressar sua lamentação. “É com dor que tomo conhecimento da terrível enchente que atingiu o Rio Grande do Sul, deixando a cidade de Porto Alegre, no Brasil, de joelhos”. O pronunciamento foi respondido pelo presidente Lula, que a agradeceu pela solidariedade.

Publicidade

Publicidade

Da mesma maneira, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, demonstrou preocupação com a ”sequência das cheias devastadoras que têm atingido o Estado do Rio Grande do Sul”.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.