desventuras

Olimpíadas: veja 5 modalidades que desapareceram

Criados na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, os Jogos Olímpicos passaram por grandes alterações ao longo de seus mais de dois milênios de história

Olimpíadas
Disputa de cabo de guerra nas Olimpíadas de 1920, em Antuérpia, Bélgica – Getty Images

A partir desta sexta-feira, 26, o mundo todo deve voltar parte de sua atenção aos tão aguardados Jogos Olímpicos de Paris. Nas Olimpíadas, que representam o maior evento esportivo do mundo, atletas de várias modalidades se reúnem para disputar quem é o melhor.

Publicidade

Esse evento esportivo, que ocorre a cada quatro anos, é sempre tão aguardado quanto a Copa do Mundo. Porém, o diferencial é que sua história é muito mais antiga, até mesmo que o futebol.

Isso porque as Olimpíadas surgiram ainda na Grécia Antiga, por volta de 776 a.C., e receberam esse nome por nascerem na cidade de Olímpia. Na antiguidade, os Jogos Olímpicos eram associados a rituais religiosos, e serviam principalmente para prestar homenagem aos deuses do panteão grego. Porém, acabaram por volta de 393 d.C., e só retornaram em um formato mais parecido com o que temos hoje mais de 1.500 anos depois.

Claro que ao longo de toda essa história, não só o formato dos Jogos Olímpicos como também os esportes e modalidades surgiram, desapareceram e se transformaram. Confira a seguir 5 modalidades olímpicas que desapareceram com o tempo:

1. Corrida de bigas

Embora pareça uma cena bastante caótica de se imaginar, assim como nos filmes, os Jogos Olímpicos mais antigos também tinham eventos de corrida de bigas, conforme repercute a CBC.

Publicidade

Nesta modalidade, todas as bigas, de dois e quatro cavalos, precisavam dar 12 voltas em uma pista. Já os vencedores, em vez de medalhas, eram lembrados e celebrados principalmente em poemas e estátuas.

***Leia a matéria completa em aventurasnahistoria.com.br

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.