Nesta quinta-feira (20), a SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, lançou seu foguete Starship pela primeira vez. Entretanto, por uma falha no meio do voo, a nave explodiu sobre o Golfo do México, minutos depois de decolar de uma plataforma de lançamento no sul do Texas. Não havia tripulação a bordo.
— Elon Musk (@elonmusk) April 20, 2023
Na segunda (17), a SpaceX fez a primeira tentativa de lançar o foguete, porém uma válvula de pressão no propulsor Super Heavy aparentemente congelou e não houve lançamento. Segundo o site de notícias norte-americano CNBC, equipes da SpaceX trabalharam para resolver uma série de questões não identificadas para possibilitar uma segunda tentativa hoje.
Mas a companhia enfatizou, repetidamente, a natureza experimental do lançamento e afirmou que, qualquer resultado que envolvesse a saída da nave estelar da plataforma de lançamento já seria um sucesso.
Starship
Segundo a SpaceX, a nave é a mais poderosa da história. Também de acordo com a companhia, a Starship, no futuro, poderá levar até 100 pessoas ao espaço em cada viagem. Além disso, o veículo foi escolhido pela empresa para levar astronautas de volta à Lua em 2025. O veículo, quando precisar ser reutilizado, conseguirá transportar até 150 toneladas e quando puder se descartado após a missão, será capaz de levar 250.