NORTE DA ARGENTINA

Protestos em Jujuy: governador Gerardo Morales elimina dois artigos da nova Constituição; entenda

Em post no Twitter, Morales culpou o presidente Alberto Fernández e a vice-presidente Cristina Kirchner pelos atos de violência na região. Também pela rede social, Fernández respondeu

protestos-jujuy
(Crédito: Reprodução/Perfil.com)

Após os protestos que terminaram em confronto com a polícia, o governador da província de Jujuy, no norte da Argentina, Gerardo Morales, ratificou o artigo 67 da reforma parcial da Constituição provincial, que “proíbe o bloqueio de estradas e ruas e a “ocupação de espaços públicos”. No entanto, Morales recuou com outros dois artigos relacionados aos direitos dos povos indígenas.

Publicidade

Ele afirmou que vai propor que reconsiderem os artigos 36 e 50, relativos aos direitos dos povos originários, que voltarão a ser redigidos após reconhecer que há “dúvidas” nas comunidades indígenas.

Em post no Twitter, Morales culpou o presidente Alberto Fernández e a vice-presidente Cristina Kirchner pelos atos de violência ocorridos após a aprovação da Reforma Constitucional.

Através de sua conta no Twitter, Morales escreveu: “Eu responsabilizo o presidente  @alferdez   e o vice-presidente  @CFKArgentina   pela violência extrema que está ocorrendo na província de Jujuy. Os violentos não vão torcer nossos braços. 40 anos depois da democracia, Repudio e convoco todos os argentinos a repudiar o que o Kirchnerismo e a Frente de Esquerda estão fazendo em Jujuy”, e acompanhou sua postagem com uma série de vídeos”.

Também pelo Twitter, o presidente Fernández respondeu ao governador em relação aos protestos:

Publicidade

Publicidade

Morales se refere ao avanço dos manifestantes que tentaram entrar na Legislatura da Província de Jujuy, local em que foi  feito o juramento da Reforma da Constituição. Do lado de fora, houve repressão da polícia com balas de borracha e gás lacrimogêneo.

Enquanto ocorria o ato, nas proximidades da sede do Poder Legislativo provincial, ocorreu um grande protesto, que incluiu novos incidentes entre os manifestantes e a Polícia de Jujuy.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.