O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (20), em Nova York.
Lula viajou aos Estados Unidos para a Assembleia Geral da ONU, que acontece nesta semana. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, o governo propôs aos ucranianos um horário na tarde de quarta, após o compromisso do líder brasileiro com o presidente estadunidense Joe Biden.
Conforme informações da CNN Brasil, o pedido oficial para a reunião entre Zelensky e Lula partiu do lado ucraniano. Eles devem se encontrar no hotel onde o presidente brasileiro está hospedado.
Os dois líderes nunca chegaram a se encontrar pessoalmente. Em maio, houve uma tentativa de encontro entre os presidentes durante a cúpula do G7, no Japão. Segundo o governo brasileiro, foram oferecidos horários ao ucraniano, que não teria comparecido. Depois disso, Lula e Zelensky conversaram por telefone e o líder ucraniano teria convidado Lula para uma ida a Kiev.
A relação entre os países lida com um desentendimento: Lula defende a criação de um grupo para ajudar na construção de um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia, enquanto Zelensky diz que uma negociação teria que ter como base condições já apresentadas pela Ucrânia, que não foram aceitas inicialmente pelo líder russo, Vladimir Putin.