A tão aguardada reunião entre o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky, pode, finalmente, acontecer. O lider do governo no Senado, senador Jacques Wagner (PT-BA), afirmou neste domingo que Lula ofereceu dois horários para um reunião bilateral durante a Assembleia-Geral da ONU.
Presidente @LulaOficial acaba de chegar a Nova Iorque para representar o Brasil em importantes agendas. Além da Assembléia Geral da ONU, haverá encontro com empresários, reuniões bilaterais e o lançamento da Iniciativa Global Lula-Biden para o Avanço dos Direitos Trabalhistas. pic.twitter.com/K0erVXId8k
— Governo do Brasil (@govbr) September 17, 2023
A previsão é que o encontro entre os dois líderes ocorra na segunda ou na terça-feira. Lula chegou à cidade de Nova York neste sábado e fica até o dia 21. Além dos debates na Assembleia-Geral da ONU, há ainda, segundo o site O Globo, previsão de um encontro com o presidente americano Joe Biden.
Em relação a Zelensky, há um desentendimento quanto à postura dos dois países: Lula defende a criação de um grupo para ajudar na construção de um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia. Zelensky diz que uma negociação teria que ter como base condições já apresentadas pela Ucrânia, que não foram aceitas inicialmente pelo líder russo, Vladimir Putin.
Em maio, houve uma tentativa de encontro entre os dois presidentes durante a cúpula do G7, no Japão. Segundo o governo brasileiro, foram oferecidos horários ao ucraniano, que não teria comparecido. Depois disso, Lula e Zelensky conversaram por telefone e o líder ucraniano teria convidado Lula para uma ida a Kiev.