relações internacionais

Governo brasileiro assina acordos de cooperação em vários setores com Cuba; saiba mais

Os memorandos de cooperação incluem as áreas de saúde, ciência e tecnologia e desenvolvimento agrário

governo-cuba
(Crédito: Ricardo Stuckert)

Em visita a Cuba, ministros que acompanharam o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinaram acordos de cooperação, também chancelados pelo presidente,  que devem, segundo o governo, “ampliar a troca de tecnologias entre os dois países”. Os memorandos de cooperação incluem as áreas de saúde, ciência e tecnologia e desenvolvimento agrário.

Publicidade

Na área de saúde, foi assinado um protocolo de cooperação que prevê a troca de tecnologias e conhecimento em temas como doenças crônicas, vacinas, biotecnologia e biodiversidade, doenças transmissíveis e negligenciadas. O protocolo também prevê o desenvolvimento de produtos inovadores. “A importância desse acordo é que o Brasil se beneficia de um conhecimento de ponta que Cuba desenvolveu, investimentos de anos nessa área. Nesse desenvolvimento conjunto, o Brasil entra com sua expertise em pesquisa clínica e a sua capacidade de produzir em escala, em laboratórios públicos e laboratórios privados”, explicou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Publicidade

Após a reunião, ainda em Cuba, antes de viajar para Nova York, onde o presidente participa da Assembleia Geral das Nações Unidas, Lula aproveitou a oportunidade para visitar Raúl Castro, líder da Revolução Cubana. O encontro durou cerca de 30 minutos.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.