Em visita a Cuba, ministros que acompanharam o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinaram acordos de cooperação, também chancelados pelo presidente, que devem, segundo o governo, “ampliar a troca de tecnologias entre os dois países”. Os memorandos de cooperação incluem as áreas de saúde, ciência e tecnologia e desenvolvimento agrário.
Na área de saúde, foi assinado um protocolo de cooperação que prevê a troca de tecnologias e conhecimento em temas como doenças crônicas, vacinas, biotecnologia e biodiversidade, doenças transmissíveis e negligenciadas. O protocolo também prevê o desenvolvimento de produtos inovadores. “A importância desse acordo é que o Brasil se beneficia de um conhecimento de ponta que Cuba desenvolveu, investimentos de anos nessa área. Nesse desenvolvimento conjunto, o Brasil entra com sua expertise em pesquisa clínica e a sua capacidade de produzir em escala, em laboratórios públicos e laboratórios privados”, explicou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
🇧🇷🌎 O Brasil esteve presente na reunião do G77 + China, que aconteceu em Havana, Cuba. O grupo, constituído por 134 países em desenvolvimento, tem por objetivo permitir uma articulação do mundo em desenvolvimento sobre os principais temas econômicos internacionais. pic.twitter.com/Gqssbz4lab
— Governo do Brasil (@govbr) September 17, 2023
Após a reunião, ainda em Cuba, antes de viajar para Nova York, onde o presidente participa da Assembleia Geral das Nações Unidas, Lula aproveitou a oportunidade para visitar Raúl Castro, líder da Revolução Cubana. O encontro durou cerca de 30 minutos.