3º mandato

Datafolha: governo Lula é aprovado por 38% e reprovação sobe para 31%

No levantamento anterior, de junho, os percentuais eram, respectivamente, de 37% e 27%

Datafolha-Lula
(Crédito; Agência Brasil)

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (14) pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra que o governo Lula é aprovado por 38% e reprovado por 31%. Na pesquisa, foi constatado que 30% consideram o governo regular e 2% não souberam ou não opinaram.

Publicidade

A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi feito com 2.016 pessoas em 139 cidades, entre os dias 12 e 13 de setembro.

Comparando os dados de hoje com os da pesquisa anterior, divulgada em 14 de junho, a avaliação positiva de Lula oscilou um ponto percentual para cima, passando de 37% para 38%. Já a reprovação subiu quatro pontos, acima da margem de erro, de 27% para 31%.

Em relação à aceitação geográfica, uma tendência se repete: Lula é mais rejeitado na região Sul (39%, 14% do eleitorado), entre os mais escolarizados (39%, 22% da amostra), de classe média mais abastada (44% entre os que ganham de 5 a 10 salários mínimos, 8% dos ouvidos) e evangélicos (41% no grupo, que soma 28% da população).

As melhores taxas de aprovação de Lula estão entre os nordestinos (49%, entre 26% da amostra populacional do Datafolha), menos instruídos (53%, 28% dos ouvidos) e mais pobres (43%, 51% dos entrevistados).

Publicidade

Em relação às expectativas dos brasileiros, 53% dizem que o petista fez pelo Brasil menos do que esperavam, contra 25% que acreditam que o presidente fez o que se esperava e 17% acham que Lula fez até mais do que prometia. Os índices se mantiveram estáveis em relação ao registrado na pesquisa anterior.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.