AL JAZEERA

Sem provas, Zelensky acusa Putin de matar líder do Grupo Wagner

O comandante paramilitar Yevgeny Prigozhin morreu em um desastre aéreo em território russo

Sem provas, Zelensky acusa Putin de matar líder do Grupo Wagner
O presidente Zelensky acusou, sem provas, o envolvimento de Moscou na morte do líder mercenário Yevgeny Prigozhin (Crédito Foto: Reprodução)

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse, nesta sexta-feira (8), que Vladimir Putin é o responsável por matar Yevgeny Prigozhin, líder do Grupo Wagner.

Publicidade

“O fato de ele [Putin] ter matado Prigozhin, pelo menos é essa a informação que temos, também evidencia a sua racionalidade”, disse numa conferência na capital ucraniana, depois de ter sido questionado sobre Vladimir Putin. O líder ucraniano não mostrou provas que sustentem a alegação.

Prigozhin morreu em agosto, depois que o avião onde estava ter caído na Rússia. O Kremlin já rejeitou, por diversas vezes, o envolvimento de Putin na morte do então líder mercenário do grupo Wagner. Em junho, Prigozhin liderou um motim que ameaçou o regime russo. O Kremlin chegou a afirmar que as alegações desse suposto envolvimento de Putin como sendo uma “mentira absoluta”.

O mandatário da Ucrânia não é o único líder político ligado ao Ocidente a alegar um envolvimento russo na queda do avião de Prigozhin. Joe Biden, presidente americano, também fez a mesma acusação por mais de uma vez. “Não sei ao certo o que aconteceu, mas não estou surpreendido”, afirmou, numa primeira reação à morte, acrescentando que “não há muita coisa que aconteça na Rússia que não tenha a participação de Putin”, chegou a insinuar.

O presidente ucraniano também refutou o envolvimento na morte do ex-líder do grupo Wagner. “Não temos nada a ver com isso, sabemos quem foi”, afirmou, na primeira reação à presumível morte de Prigozhin, em conferência de imprensa conjunta com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em agosto.

Publicidade

Governo de Putin realiza eleições em território ocupado

Pelo menos uma pessoa foi morta e várias outras ficaram feridas quando um míssil russo atingiu um edifício da polícia na cidade de Kryvyi Rih, segundo o ministro do Interior da Ucrânia, nesta sexta-feira (8). Os ataques aéreos russos também causaram a morte pelo menos três pessoas em Kherson, informaram autoridades ucranianas.

Autoridades eleitorais russas estão realizando eleições locais nas partes anexadas da Ucrânia; Kiev e os seus aliados ocidentais consideram estas votações uma farsa, segundo informou a Al Jazeera.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.