Alejandra Rodríguez, uma advogada, jornalista e modelo de 60 anos, foi a vencedora do Miss Universo da província de Buenos Aires no último domingo (21). Agora, ela seguirá para a disputa nacional e, caso vença, poderá ser a representante do país no Miss Universo internacional.
Ver essa foto no Instagram
Alejandra reside na cidade de La Plata. Ela foi estreante na competição regional, na primeira vez em que o concurso ocorreu sem limite de idade. “Foi uma decisão bastante pensada, mas, graças à diretora do Miss Universo Buenos Aires, decidi me inscrever aos 60 anos”, disse ao canal TN na última terça-feira (24).
Na próxima etapa, que acontecerá no dia 25 de maio em Buenos Aires, a modelo concorrerá com outras 27 finalistas argentinas. “A beleza não é apenas o físico. Tem a ver com a atitude perante a vida, que vai além da estética. Por isso, acho que o concurso veio para quebrar esses estereótipos, e é isso que está lhe dando tanta visibilidade”, contou Alejandra Rodríguez.
O concurso Miss Universo, criticado por muito tempo por promover ideias ultrapassadas e estereotipadas de feminilidade, é realizado desde 1952.
Representatividade
Em 2022, além de retirar a restrição de idade, o concurso deu a possibilidade de mais mulheres participarem, incluindo grávidas, casadas e mulheres com filhos. “Estamos inaugurando uma nova etapa em que as mulheres não são apenas a beleza física, mas sim, outro conjunto de valores”, pontuou a modelo ao La Nación.
Em entrevista, ela ainda destacou o orgulho que tem por representar uma quebra de “paradigma” e por ser a primeira de sua geração a iniciar este caminho. Alejandra salienta também a importância de dar visibilidade ao tema.
Segredos de beleza da modelo argentina
Para além da representatividade, a beleza de Rodríguez é algo que chama bastante a atenção, e sua aparência jovial gera questionamentos sobre os segredos de beleza. Em entrevista ao programa Arriba Argentinos, da TV El Trece, Alejandra explicou que tipo de métodos implementa no seu dia a dia.
Entre as táticas estão jejum intermitente, consumo de alimentos orgânicos e de muita fruta e verdura, além de exercícios físicos. “O básico é ter uma vida saudável, se alimentar bem, fazer atividade física… Cuidados normais. Nada muito extraordinário. E um pouco de genética”, observou a modelo.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini