JANJA? ALCKMIN?

Quem vai assumir a Presidência durante a cirurgia de Lula?

Por orientação médica, Lula deve ficar de quatro a seis semanas sem poder viajar, em recuperação

(Crédito: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai passar por uma cirurgia no quadril nesta sexta-feira (29). Lula vai receber anestesia geral e ficar algumas horas inconsciente. Diante deste cenário, fica a pergunta: Quem vai assumir a presidência enquanto Lula se recupera? Segundo o jornal O Globo, o vice, Geraldo Alckmin (PSB) não vai assumir formalmente o cargo. O presidente deve dar entrada no hospital na própria sexta, e ficar internado até a próxima terça-feira (3).

Publicidade

Essa possibilidade de Alckmin ser o substituto de Lula chegou a ser discutida no Palácio do Planalto, mas a conclusão de auxiliares do presidente foi de que não seria necessário. Muito tem se falado sobre Janja ser a substituta durante este período, mas o próprio Lula já desmentiu. A última agenda antes da cirurgia deve ser a ida à cerimônia de posse do ministro Luís Roberto Barroso na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira (28).

A Cirurgia de Lula

O presidente Lula fará uma artroplastia total de quadril. A cirurgia vai ocorrer no Sírio Libanês, em Brasília, na sexta-feira. O presidente sofre com intensas dores na cabeça do fêmur e, segundo o diagnóstico, seria uma artrose.

Publicidade
@perfilcombrasil Saiba mais sobre o problema de quadril enfrentado pelo Presidente #Lula e as medidas já adotadas com o dr. Marcelo Queiroz, da Sociedade Brasileira de Quadril (#SBQ ♬ som original – Grupo Perfil

Durante sua live semanal “Conversa com o Presidente”, em julho,  Lula disse: “Eu tô como jogador de bola que não quer dizer pro técnico que está com dor para não ir pro banco. Eu tenho um problema na cabeça do fêmur. Faz tempo que eu tenho isso (…) Eu quero fazer a cirurgia porque eu não quero ficar com dor. Ninguém consegue trabalhar com dor o dia inteiro.”

Após a cirurgia, Lula vai despachar do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, por no mínimo três semanas. Por orientação médica, Lula deve ficar de quatro a seis semanas sem poder viajar.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.