O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou sua conta na rede social X – antigo Twitter – para desmentir uma matéria publicada hoje (26) pelo jornal Folha de S. Paulo.
Com o título “Lula adia viagem de ministros e indica que Janja pode atuar como sua substituta após cirurgia“, a publicação relata que o presidente mandou adiar em um dia a viagem de uma comitiva ao Rio Grande do Sul “para que a primeira-dama, Janja da Silva, consiga ir junto” para acompanhar os trabalhos do Executivo na recuperação de cidades atingidas pelo ciclone extratropical.
Em sua réplica à matéria, Lula disse: “Nada disso procede. A viagem, que é dos ministros, foi adiada porque recebo na quarta-feira o governador Eduardo Leite, para discutir o apoio ao estado e seria deselegante os ministros visitarem o estado com o governador gaúcho em Brasília“. Acrescentou, ainda, que o governo federal “segue acompanhando a situação no Rio Grande do Sul e apoiando os governos locais“.
Nada disso procede. A viagem, que é dos ministros, foi adiada porque recebo na quarta-feira o governador @EduardoLeite_, para discutir o apoio ao estado e seria deselegante os ministros visitarem o estado com o governador gaúcho em Brasília. O governo federal segue acompanhando a… https://t.co/9bjgpEViyw
— Lula (@LulaOficial) September 26, 2023
Critérios de Lula
Mais cedo, na segunda-feira (26), o presidente afirmou que não deve escolher o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) pautado pelo critério de gênero ou cor da pele.
“Eu vou escolher uma pessoa que possa atender os interesses e as expectativas do Brasil, uma pessoa que possa servir o Brasil, uma pessoa que tenha respeito com a sociedade brasileira, uma pessoa que tenha respeito mas não medo da imprensa, uma pessoa que vota adequadamente sem precisar ficar votando pela imprensa. Então, vou escolher, já tem várias pessoas em mira. Não precisa perguntar essa questão de gênero e de cor, eu já passei por tudo isso e no momento certo vocês vão saber quem é que eu vou indicar”, disse o Lula.