Na última semana, o governo brasileiro e familiares confirmaram a morte de Bruna Valeanu, brasileira que desapareceu após o ataque surpresa do grupo Hamas contra Israel no último dia 7.
Agora, um vídeo que foi divulgado pelo programa Fantástico, da TV Globo, registra Bruna momentos após o ataque em um bunker. A gravação mostra a jovem encolhida e chorando.
Assisti esse vídeo há dias atrás, e me chamou atenção essa menina de preto, chorando, deitada, perto da janela.
Pois bem, agora o Fantástico revelou que essa menina é aquela brasileira loirinha que morreu: a Bruna Valeanu pic.twitter.com/YbgznXFatl
— State Soul (@Statesoul9) October 16, 2023
Bruna se encontrava com amigos no Festival Universo Paralello, evento musical que deixou inúmeros feridos, mortos e desaparecidos após o ataque do grupo terrorista. Bruna, que tinha 24 anos, conseguiu se esconder com outras pessoas em um bunker.
Durante a fuga, ela fugiu para uma área com mato e chegou a enviar mensagens para amigas. “A gente tá numa caravana com mtas pessoas. No meio de um mato”, escreveu ela. “E tem mtos tiros em volta”, continuou ela.
Sumiço e morte
Após dias sem informações sobre o paradeiro de Bruna, os seus familiares receberam a informação de que o corpo da jovem fora encontrado sem vida. Durante os ataques, ela acabou se separando de muitos amigos.
“Ela [Bruna] foi para esta festa, estava com um grupo grande de amigos, muitos brasileiros e israelenses. Ela acabou se separando, na hora do ataque, das outras amigas dela, que já se salvaram. Ela ficou em um grupo onde estava o Liam, um amigo do trabalho, que é israelense”, disse Nathalia, irmã de Bruna, ao G1.
Bruna era carioca e vivia em Petah Tikva, cidade de Israel. O perfil da jovem no LinkedIn mostra que ela trabalhou como instrutora de tiro nas Forças de Defesa Israelenses entre 2018 e 2020. No entanto, desde outubro de 2022, estudava comunicação e artes na Universidade de Tel-Aviv.