O último final de semana de outubro na cidade de São Paulo teve muito esporte e lazer nas programações gratuitas da Virada Esportiva de 2023. De acordo com a prefeitura, a 16ª edição do evento contou com cerca de 2 mil atividades em todas as regiões da cidade.
O vão central do prédio do Tribunal de Contas do Município (TCM), localizado na Vila Clementino, zona sul de São Paulo, entrou pela primeira vez no circuito da Virada Esportiva e se transformou em uma arena de slackline e rapel para adultos e crianças.
Outro destaque da programação foi uma arena flutuante no rio Pinheiros, ao lado do parque Bruno Covas, também situado na zona sul da cidade. Lá o público acompanhou partidas de futsal, vôlei e basquete. O espaço também virou ringue de patinação na tarde de sábado.
Conforme informações da prefeitura, a Virada Esportiva de São Paulo buscou incentivar todo tipo de público a praticar esportes, desde crianças à jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Ainda de acordo com a administração municipal, a distribuição das atividades deu prioridade às periferias.
O evento é promovido anualmente pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e teve investimento de R$ 22 milhões. A edição de 2023 contou com apoio de clubes, associações, federações e confederações esportivas.
A programação gratuita também teve tirolesa, beach tennis, canoagem e treinos de diversas modalidades esportivas. Atletas profissionais também disputaram pequenos torneios e realizaram apresentações para o público.
* Texto sob supervisão de Barbara Câmara.