No último domingo, 29, o Brasil faturou uma série de medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. A equipe feminina de handebol, por exemplo, conquistou o ouro e a vaga para as Olimpíadas de Paris 2024. As jogadoras do país verde e amarelo haviam enfrentado a Argentina no clássico e venceram por 30 a 18.
Além disso, a seleção feminina de basquete levou o ouro pela quinta vez em sua história. O time havia se consolidado invicto, do início ao fim, e se sagrou ao derrotar a Colômbia com o placar de 50 a 40. Laura Pigossi, por sua vez, triunfou diante de Lourdes Carle por 2 sets a 0 e quebrou o jejum de 36 anos sem medalhas no tênis. Na categoria masculina simples, Thiago Monteiro bateu Gustavo Heide por 2 sets a 1 e ficou com o bronze.
Daniel Cargnin e Gabriel Falcão faturaram, respectivamente, medalhas de prata e ouro pelo judô brasileiro. Na categoria de até 81kg, Guilherme Schimidt também subiu ao lugar mais alto do pódio. Já Ketleyn Quadros obteve o bronze pela categoria de até 63kg. Confira abaixo outros grandes feitos do Brasil no Pan de Santiago!
Mais conquistas brasileiras do último domingo, 29:
- Canoagem slalom: ouro para Ana Sátila (c1 e caiaque cross) e Guilherme Mapelli (caiaque cross); prata para Omira Estácia (k1), Pedro Henrique (k1) e Kauã Silva (c1).
- Maratona aquática: prata para Ana Marcela Cunha e bronze para Viviane Jungblut
- Marcha atlética: prata para Caio Bonfim
- Hipismo por equipes: bronze para o Brasil (e vaga nas Olímpiadas de 2024)
- Futebol masculino: vaga para a semifinal contra o México
- Pan 2023: Rafaela Silva conquista ouro no judô