O fim de semana foi de intenso calor e a semana não vai “dar refresco”. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que as altas temperaturas sigam ao longo da semana com pontos do país com temperaturas acima dos 40°C.
A fornalha que está atingindo boa parte do Brasil é resultado de uma onda de calor. O fenômeno é comum nessa época do ano, com a aproximação do verão, mas é intensificada pelo calor intenso que já vinha sendo registrado por causa do El Niño — fenômeno que aquece as águas dos oceanos.
Com esse cenário, segundo os meteorologistas, essa deve ser uma das ondas de calor mais intensas já vistas. As temperaturas devem ficar pelo menos 5ºC acima da média em boa parte dos estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Segundo o Inmet, a onde de calor extremo deve perdurar:
- Início em 13/11/2023, às 9h48min;
- Fim em 17/11/2023, às 23h59min;
- Grau de severidade: Grande Perigo.
O Inmet emitiu um alerta para 13 estados e Distrito Federal sobre riscos à saúde. Os alertas se concentram nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas também alcançam estados do Norte e do Sul do país.
As duas maiores cidade do país não escaparão do calor excessivo. Em São Paulo, a Defesa Civil decretou estado de alerta diante da previsão de máxima de 37 °C. No Rio de Janeiro, as temperaturas ficaram acima de 30°C já pela manhã, e o bairro do Jardim Botânico registrou 33,7 °C, com sensação térmica de 48 °C.
🔥 #Calor: Neste domingo (12), a capital paulista registou a maior temperatura do ano até o momento❗
🌡️ O termômetro da estação convencional do #INMET no Mirante de Santana marcou 37,1°C.
+👇
— INMET (@inmet_) November 13, 2023