Vésperas da eleição

Site do partido Unión por la Patria é hackeado e exibe mensagens ofensivas a Massa e uma caricatura de Milei

O ataque virtual ocorreu dois dias antes do segundo turno das eleições, por volta de 13h

O site do partido ‘Unión por la Patria’ foi hackeado por um grupo que mudou o nome do página e publicou mensagens contra Sergio Massa.
(Crédito: Reprodução)

O site do partido argentino ‘Unión por la Patria’ foi hackeado na sexta-feira (17) por um grupo que mudou o nome do página e publicou mensagens contra o ministro da Economia e candidato a presidente, Sergio Massa. Enquanto durou a invasão, o portal reproduziu uma imagem que fazia alusão ao consumo de cocaína, seguindo a linha do vídeo falso produzido dias atrás com Inteligência Artificial (IA).

Publicidade

O ataque cibernético começou às 13h de ontem (17) e, enquanto durou, os hackers mudaram o nome do site oficial do partido para “União pela Falopa”. “Se Milei aparecer morto no banheiro… não fui eu”, foi uma das mensagens que os criminosos escreveram, acompanhada por uma caricatura de Javier Milei em que o candidato libertário segura uma serra elétrica.

Sergio, os respiradores do Messi, onde estão”, foi outro dos escritos que apareceu, referindo-se aos respiradores que o jogador tinha doado, abandonados num armazém do aeroporto.

Quanto tempo durou o ataque?

Em menos de uma hora, parte do hack foi removida e o site voltou ao seu funcionamento normal, embora a busca do Google tenha sido afetada por uma série de mensagens ofensivas. “Hacked By FREE KAKERS GROUP” foi a mensagem que apareceu ao pesquisar a página do ‘Unión por la Patria’ no Google na sexta-feira.

Segundo informações do jornal Perfil Argentina, até agora não foi possível determinar quem está por trás do ataque virtual, realizado dois dias antes do segundo turno das eleições.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.