disputa presidencial

Eleições na Argentina: Massa e Milei estão empatados, apontam pesquisas

Os argentinos irão às urnas neste domingo (19), e a expectativa é de que os resultados sejam divulgados a partir de 20h30

O empate entre Massa e Milei é a nova previsão das eleições para presidente na Argentina – com margem de erro de 2 a 3 pontos percentuais.
(Crédito: Divulgação)

O empate técnico parece ser a nova realidade às vésperas do segundo turno das eleições para presidente na Argentina – com uma margem de erro de 2 a 3 pontos percentuais. Na projeção que analisava o primeiro turno, a empresa que mais se aproximou do resultado final apontou 47,7% das intenções de voto para Javier Milei e 45,9% para Sergio Massa. Ao final das votações, foram registrados 36,68% para o membro do ‘Unión por la Pátria’ e 29,98% para o candidato do ‘La Libertad Avanza’.

Publicidade

Os argentinos irão às urnas neste domingo (19), e a expectativa é de que os resultados sejam divulgados a partir de 20h30. Milei encerrou sua campanha com um comício em Córdoba, no norte do país, enquanto Massa se encontrou com estudantes em Buenos Aires.

Publicidade

Hoje, na reta final das eleições, as pesquisas estão suspensas na Argentina. As 12 enquetes feitas para o segundo turno, porém, mostraram os candidatos tecnicamente empatados, com seis pontos percentuais de diferença, no máximo. Milei esteve à frente em nove pesquisas, Massa em duas, e ambos empataram em uma delas.

Confiança em Massa ou Milei?

A expectativa dos eleitores argentinos para os candidatos à presidência foi evidenciada em uma pesquisa divulgada pela AtlasIntel na última sexta-feira (10). Além das intenções de voto, o levantamento também apontou se o público confia mais em Javier Milei ou Sergio Massa para lidar com determinados desafios que o país enfrenta.

Entre os 8.971 entrevistados, 51% acredita que Milei, candidato do partido La Libertad Avanza, terá mais capacidade de reduzir a corrupção na Argentina, enquanto 32% optou pelo adversário. Quando se trata de defender os direitos humanos, porém, 47% dos eleitores confia mais em Massa, do partido Unión por la Pátria, para fazê-lo. Outros 41% escolheram Milei.

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.