atlasintel

Eleitores confiam mais em Milei para reduzir corrupção, e em Massa para defender direitos humanos, diz pesquisa

Ao todo, foram entrevistadas 8.971 pessoas a partir dos 16 anos, por meios digitais

A expectativa dos eleitores argentinos para os candidatos à presidência foi evidenciada em uma pesquisa divulgada pela AtlasIntel no dia 10.
(Crédito: AtlasIntel)

A expectativa dos eleitores argentinos para os candidatos à presidência foi evidenciada em uma pesquisa divulgada pela AtlasIntel na última sexta-feira (10). Além das intenções de voto, o levantamento também apontou se o público confia mais em Javier Milei ou Sergio Massa para lidar com determinados desafios que o país enfrenta.

Publicidade

Entre os 8.971 entrevistados, 51% acredita que Milei, candidato do partido La Libertad Avanza, terá mais capacidade de reduzir a corrupção na Argentina, enquanto 32% optou pelo adversário. Quando se trata de defender os direitos humanos, porém, 47% dos eleitores confia mais em Massa, do partido Unión por la Pátria, para fazê-lo. Outros 41% escolheram Milei.

Os participantes da pesquisa enviaram suas respostas por meio digital, entre os dias 5 e 9 de novembro. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou menos, e o nível de confiança é de 95%.

Milei também saiu à frente quando o assunto foi “combater a falta de segurança e a violência“, sendo escolhido por 50% do público, frente aos 37% do adversário. Ele foi superado por Massa no quesito “defender instituições democráticas“: o candidato do Unión por la Pátria foi indicado por 47% dos eleitores, enquanto 43% selecionaram o representante do La Libertad Avanza.

Votos

O levantamento mostrou que as intenções de votos úteis do segundo turno são lideradas por Javier Milei, com 52,1%. Sergio Massa, por sua vez, aparece com 47,9%.

Publicidade

Publicidade

Quando as intenções são medidas em votos totais, Milei tem 48,6%, contra 44,6% de Massa. Outros 2,3% dizem não saber em quem votar, enquanto 4,4% se dividem entre a opção pelos votos brancos e nulos.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.