Neste domingo (19), os eleitores retornam às urnas para decidir o próximo presidente da Argentina na eleição presidencial mais acirrada das últimas décadas. Na disputa está Sergio Massa, atual ministro da Economia, da União Popular, e o oposicionista ultraliberal Javier Milei, do A Liberdade Avança.
Atualmente, o governo do país está inserido em uma das piores crises econômicas da história recente da Argentina, com mais de 100% de inflação. Com as eleições, uma nova etapa política se inicia.
Junto de todas as outras polêmicas na campanha eleitoral argentina, surgiu uma novidade, principalmente voltada ao segundo turno: o uso da Inteligência Artificial como arma de campanha, para conquistar eleitores ou difamar o concorrente.
A campanha de Massa publicou nas redes sociais um comercial feito com IA que relaciona e critica, de forma implícita, uma fala de Milei em relação à ex-premiê britânica Margaret Thatcher.
O vídeo mostra uma reencenação de Thatcher ordenando pessoalmente o ataque que levaria ao afundamento do cruzador argentino General Belgrano, durante a Guerra das Malvinas, em 1982. Em seguida, surge no vídeo uma frase dita por Massa no debate realizado no último domingo (12): “Um país não pode ser liderado por quem admira seus inimigos”.
Inteligência Artificial nas eleições argentinas.
Milei disse no debate que Margaret Thatcher era uma grande líder. Demorou apenas dois dias para a campanha de Massa lançar esse vídeo usando IA.
Com pouco esforço criaram uma narrativa com apelo emocional. E a IA tá só começou. pic.twitter.com/YcrfER5EON
— Diogo Cortiz (@DiogoCortiz) November 14, 2023
Durante o debate presidencial, Milei chamou a ex-premiê britânica de “grande líder”. Entretanto, Thatcher é severamente criticada na Argentina por ter comandado o Reino Unido durante o conflito. No ataque que afundou o cruzador, 323 marinheiros morreram.
Em outro caso bastante divulgado, a equipe de Sergio Massa criou um filme falso que simulava Milei explicando como funcionaria o mercado de venda de órgãos, uma ideia que o candidato libertário cogitou legalizar durante a campanha do primeiro turno.
“Imagine ter filhos e pensar em cada um deles como um investimento a longo prazo”, diz a simulação de Milei no vídeo.
O segundo turno das eleições presidenciais na Argentina acontece neste domingo (19).
* Leia mais sobre as eleições na Argentina em Perfil.com.
** Texto sob supervisão de Lilian Coelho.