Nesta terça-feira (21), o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, deu início à transição de governo junto ao presidente atual do país, Alberto Fernández.
Milei participou da reunião junto com seu Chefe de Gabinete, Nicolás Posse. Ao lado do governo Fernández, estavam, além do presidente, Julio Vittobello, Juan Manuel Olmos e Gabriela Cerruti. A reunião durou duas horas e meia e aconteceu na mansão presidencial, em Quinta de Olivos. Segundo apuração de Perfil.com, não houve nenhum pedido especial.
Durante a reunião, foi revista a agenda internacional e os dois deram início à transferência das equipes, segundo fontes.
A porta-voz Gabriela Cerruti publicou a foto oficial entre Milei e Fernández tirada em um dos pátios da mansão presidencial.
O post foi acompanhado de um comunicado oficial que informava o início da transição. “O Presidente da Nação, Dr. Alberto Fernández, recebeu esta manhã o Presidente eleito, Dr. Javier Milei, que assumirá suas funções constitucionais à frente do Poder Executivo Nacional a partir do próximo dia 10 de dezembro”, diz o primeiro parágrafo.
El Presidente @alferdez recibió esta mañana al Presidente electo @JMilei. El encuentro se llevó adelante en la residencia presidencial de Olivos, para dar inicio al proceso de transición institucional entre los equipos designados por ambos en las distintas áreas de gobierno. pic.twitter.com/SltQJsFiOe
— Gabriela Cerruti (@gabicerru) November 21, 2023
Fernández apoiou o rival de Milei, o peronista Sergio Massa, atual ministro da Economia da Argentina. Massa fez um discurso parabenizando Milei antes mesmo do resultado oficial ser divulgado. Após a derrota nas urnas, ele disse considerar deixar o ministério antes de o mandato do atual governo terminar.