O acordo entre Israel e o Hamas previa a libertação de mais 14 reféns israelenses que estão na Faixa de Gaza, neste sábado (25), mas o grupo Hamas decidiu adiar a soltura dos reféns.
O número de reféns condiz com uma declaração do Serviço Prisional de Israel, de que 42 prisioneiros palestinos também deveriam ser soltos neste sábado (25), uma vez que o acordo de trégua inclui a troca de três prisioneiros palestinos para cada refém israelense solto.
Nem todos tiveram a mesma sorte. Nem todos filhos puderam abraçar os pais, e muitos pais n têm mais os filhos para abraçarem.
Q essas pessoas q comparam o Hamas à Israel tenham seu lugar quentinho no fogo do inferno. pic.twitter.com/o9MInXMRc1— Valeria Scher (@valeriascher) November 25, 2023
Trégua
A trégua deve durar quatro dias, e começou às 7h de sexta-feira (24) (horário local). Os primeiros reféns foram libertados mais de nove horas depois. A paralisação no conflito possibilitou a entrada de 200 caminhões de ajuda humanitária na Faixa de Gaza neste sábado.
Com a pausa no combates na Faixa de Gaza, o Itamaraty aguarda autorização para repatriar 86 pessoas que estão no território.
Prisioneiros
O gabinete do primeiro-ministro de Israel acredita atualmente que 213 pessoas estão mantidas como reféns em Gaza após o ataque do Hamas, em 7 de outubro.
Reféns libertados
Os 13 reféns israelenses libertados na sexta-feira (24) pelo Hamas estão em boas condições e estáveis, disseram médicos neste sábado (25). O Centro Médico Infantil Schneider em Petah Tikva, a leste de Tel Aviv, informou em comunicado que “a condição das quatro crianças e das quatro mulheres que retornaram a Israel na noite passada é considerada boa”.
“Eles estão juntos de seus familiares em um complexo dedicado e separado, cercados por equipes médicas e psicossociais”, complementa a nota.
Já no Centro Médico Wolfson em Holon, ao sul de Tel Aviv, afirmou que “a condição de cinco repatriados que foram internados ontem no Hospital Wolfson é estável”.
“Cada um está sendo tratado de acordo com o exame médico realizado ontem pela equipe médica e está sendo acolhido pela família. Estamos aguardando e torcendo pelo retorno de todos os sequestrados”, acrescenta o comunicado.