Um total de 24 reféns em Gaza, incluindo cidadãos tailandeses e israelenses, foram libertados do cativeiro do grupo extremista Hamas nesta sexta-feira (24), conforme informações dos governos do Egito e Catar. Estas foram as primeiras pessoas a serem liberadas desde o início do cessar-fogo entre Israel e o Hamas, que entrou em vigor horas antes.
Os reféns foram transferidos para o Egito e alguns deveriam seguir para o território israelense a fim de receberem cuidados médicos, como parte de uma troca em que 39 prisioneiros e detidos palestinos em Israel foram libertados no mesmo dia.
Os governos do Catar e do Egito especificaram que, entre os reféns liberados, havia 13 israelenses, 10 tailandeses e um filipino. Os cidadão da Israel eram todos mulheres e crianças.
O início da trégua de quatro dias trouxe esperança para as famílias que perderam entes queridos, um breve alívio para os habitantes de Gaza castigados por sete semanas de guerra, e um ligeiro sentimento de otimismo quanto a uma mudança na trajetória do conflito. Israel e o Hamas disseram que respeitariam o acordo, porém, tréguas passadas entre os dois lados muitas vezes fracassaram – e ambos sinalizaram que continuariam a lutar quando a pausa terminasse.
Ver essa foto no Instagram