Em uma partida adiada por conta da guerra entre Israel e Palestina, o Maccabi Tel-Aviv saiu vitorioso contra o Zorya, da Ucrânia, por 3 a 2, neste sábado, 25, pela Liga Conferência da Uefa. O time israelense mandou o jogo na cidade de Backa Topola, na Sérvia, sem nenhum público presente.
O Maccabi Tel-Aviv fez questão de fazer uma citação ao conflito vivido entre Israel e Palestina desde o dia 7 de outubro, que já deixou mais de 13 mil mortos, principalmente na Faixa de Gaza. Zahavi abriu o placar para os israelenses nos acréscimos da primeira etapa. Peretz marcou o segundo na volta do intervalo e balançou as redes novamente aos 15. 10 minutos depois, Guerrero diminuiu para os ucranianos e Horbach marcou o segundo dois minutos antes do final.
Match de coupe d’Europe entre clubs israélien et ukrainien en exil. Le Maccabi Tel-Aviv affronte le Zorya Louhansk en Pologne en raison des tensions en Israël et en Ukraine. Un match crucial pour les deux équipes. #Football #CoupeEurope #Israël #Ukraine pic.twitter.com/toYOErcHhs
— Info Actu (@infoactu61) November 25, 2023
Depois do jogo adiado pela segunda rodada, o Maccabi Tel-Aviv ficou na segunda colocação do grupo B da Conference League, com nove pontos, um a menos que o Gent. O Zorya ficou em terceiro, com somente quatro pontos. O primeiro colocado de cada grupo avança para as quartas de final, enquanto o segundo enfrenta times vindos da Europa League em um playoff. A Uefa decidiu dias depois da guerra que jogos continentais em território israelense seriam vetados até segunda ordem. Assim, coube à federação do país buscar novos locais para as partidas.