acordo com Israel

Brasil repatriará mais cidadãos na Faixa de Gaza; Entenda

Segundo o Itamaraty, o novo grupo de brasileiros deverá ter entre 20 e 30 pessoas

resgate-brasileiros
Grupo de brasileiros desembarca no Aeroporto de Brasília no último dia 11 de dezembro de 2023 – Crédito: Itamaraty/Divulgação

Segundo o Governo Federal, um grupo de cidadãos brasileiros deverá ser repatriados da Faixa de Gaza, após um novo acordo com o governo de Israel, com a liberação da passagem das pessoas.

Publicidade

O chanceler Mauro Vieira dialogou para obter a liberação de mais um grupo de brasileiros junto ao governo israelense. De acordo com o blog do site G1, fontes do Itamaraty confirmaram que o grupo terá entre 20 e 30 pessoas.

Parte das pessoas são parentes dos primeiros brasileiros resgatados da Palestina, em novembro passado. A primeira leva trouxe 32 brasileiros que viviam na Faixa de Gaza. Foram dias de tensão até eles receberam aval para passar a fronteira da Palestina para o Egito e, depois, voarem ao Brasil. Outro grupo, com 48 pessoas, chegou ao Brasil no último dia 10 de dezembro.

O Governo Federal também resgatou cidadãos que estavam em Israel. Foram trazidos pela Força Aérea 1.135 pessoas em seis voos no mês de outubro.

Último resgate

O avião do 11º voo da Operação Voltando em Paz, operado pela Força Aérea Brasileira (FAB), pousou na Base Aérea de Brasília na segunda-feira (11), por volta de 3h45 (horário de Brasília), trazendo 48 brasileiros e familiares repatriados da Faixa de Gaza.

Publicidade

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a lista inicial era de 102 nomes de brasileiros e familiares próximos que solicitaram o resgate ao governo brasileiro. Porém, Israel negou a autorização de 24 pessoas.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.