A Santa Missa de Natal, conhecida como “Missa do Galo“, é uma celebração realizada em toda véspera da data que celebra o nascimento de Jesus pela Igreja Católica. Geralmente, ela recebe esse nome em países de origem latina.
Isso acontece porque a cerimônia está totalmente ligada à chegada de Cristo e o surgimento de um novo amanhã. O Padre Jaime Lemes, de Taubaté, conversou com o G1 e explicou a escolha do nome.
“É a passagem, o momento em que se celebra o nascimento de Jesus. O galo é uma figura simbólica que anuncia a chegada do novo dia. Segundo a tradição, na noite do Natal, o nascimento de Jesus é anunciado com o cantar do galo”, pontuou.
“Este é o sentido: o galo é aquele que anuncia a chegada não só de um novo dia, mas de um novo tempo na história da salvação da humanidade. Quando o próprio Deus se encarnou, quis nascer como um ser humano para fazer da nossa história humana uma história de salvação”, completou o Padre.
A celebração
A Missa do Galo, que acontece a partir das 19h30, é considerada a mais importante entre as quatro celebrações natalinas organizadas pela Igreja Católica. O motivo é justamente o sentido da celebração.
No entanto, antes da cerimônia principal, a Santa Missa de Natal, ainda acontece a “Missa da Vigília”, realizada do período da tarde. No dia seguinte, ainda ocorre outras duas celebrações: a “Missa da Aurora”, realizada ao nascer do sol, e a “Missa do Dia”, realizada após o nascer do sol.