O ator sul-coreano Lee Sun-kyun, do filme premiado ‘Parasita’, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (27), na Coreia do Sul. Lee tinha 48 anos e fez o papel mais conhecido como Park Dong-ik, pai de uma família rica no longa-metragem vencedor de quatro estatuetas no Oscar 2020.
No cinema, participou dos filmes ‘Paju‘ (lançado em 2009), ‘Helpless’ (de 2012), ‘All About My Wife’ (de 2012), e ‘A Hard Day’ (de 2014). Foram dezenas de filmes, séries e programas de televisão desde que tinha cerca de 20 anos. ‘Parasita’ foi um dos seus títulos de maior sucesso, lançado nos cinemas em 2019.
Na série ‘Dr. Brain’, protagonizou um neurologista que tenta encontrar pistas sobre um acidente familiar por meio de experimentos cerebrais. Seu último trabalho foi ‘Payback’, lançado em 2023 no streaming.
O ator havia passado por momentos recentes de investigação pela polícia de Seul por uso de substâncias ilícitas. Um de seus últimos interrogatórios, no final de semana, durou cerca de 19h. No depoimento, o ator disse que foi levado a consumir drogas por uma recepcionista de bar que tentava chantageá-lo, informou a agência de notícias Yonhap.
A Coreia do Sul tem leis rigorosas contra substâncias ilícitas. Em razão deste fato, a mídia local noticiou que o ator começou a ser descartado de projetos e comerciais de TV devido ao escândalo com drogas.
Ele foi encontrado inconsciente dentro de um carro em um parque em Seul, capital sul-coreana, após seu empresário relatar à polícia que o ator havia saído de casa, deixando para trás o que parecia ser uma nota de suicídio. Lee era casado com a atriz Jeon Hye-jin desde maio de 2009. Lee Sun-kyun deixa para trás dois filhos, um de 14 anos e outro de 12.
* Sob supervisão de Ricardo Parra.