EXPLICOU

F1: Alonso expõe problema com carros de corrida modernos

Piloto da Aston Martin na F1, Fernando Alonso explicou os motivos por trás da grande dificuldade em acertar na construção de veículos para a categoria

Fernando Alonso, que defende a Aston Martin na F1, justificou a dificuldade das equipes em fazer um bom carro por completo na elite.
Fernando Alonso, piloto da Aston Martin na F1 – Getty Images

Fernando Alonso, que defende a Aston Martin na F1, justificou a dificuldade das equipes em fazer um bom carro por completo na elite do automobilismo. O veterano espanhol acredita que a maior complexidade relacionada ao funcionamento dos veículos contribui para o fenômeno.

Publicidade

“Os carros são mais difíceis de acertar, mais difíceis de entender. Até mais difíceis de dar o feedback ao time. Às vezes, você pilota o carro e sente que está tudo bem. Para, vê a classificação, e está em 14º. E, às vezes, é o contrário: você pilota um carro difícil, o equilíbrio está desajustado, você para, e está no top-3. Existe um jeito sensível de acertar os carros”, analisou Alonso.

“Não acho que é apenas a aerodinâmica, mas acho que o fato de a suspensão ser mais dura e baixa. Você perde um pouco do que o carro te dá em termos de feedback. qual é o equilíbrio real do carro, qual é a interação do pneu contra a interação aerodinâmica, contra a suspensão e a aderência mecânica? Todos estes parâmetros são confusos nas suas mãos. É uma geração muito complexa de carros”. A Fórmula 1 retorna no próximo 2 de março, com o GP do Bahrein.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.