Em meio a uma forte chuva com raios, a diretriz é clara: se estiver no interior de um veículo, mantenha os vidros fechados e evite contato com as partes metálicas. Essa recomendação, advinda de autoridades e especialistas, fundamenta-se no princípio científico conhecido como Gaiola de Faraday.
Na terça-feira (9), durante o aguaceiro que assolou São Paulo, um homem de 62 anos perdeu a vida após sair de seu carro atingido por um cabo elétrico rompido. Sua companheira, de 60 anos, permaneceu no veículo e foi resgatada ilesa.
Conforme destacado pelo Instituto de Física da USP de São Carlos (IFSC), o princípio da Gaiola de Faraday estabelece que, ao carregar uma casca esférica condutora, toda a carga se concentra na superfície externa, anulando o campo elétrico no interior. “Quando uma casca esférica condutora é carregada, toda a carga fica concentrada na superfície externa, e o campo elétrico dentro da casca é nulo. A região interna é completamente livre de influências elétricas externas“, diz o documento do estudo.
O nome da teoria é uma homenagem ao físico britânico Michael Faraday, que a demonstrou em 1836 construindo uma gaiola. A Defesa Civil do Estado de São Paulo lista uma série de dicas de segurança para adotar em dias de tempestade com raios:
- Evite lugares abertos, como estacionamentos, praias e campos de futebol;
- Abrigue-se em casa, edifício ou em instalação subterrânea, como o Metrô;
- Se estiver no carro, mantenha os vidros fechados, sem contato com as partes metálicas do veículo;
- Caso não encontre um abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos, curvado para frente, colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles até a tempestade passar;
- Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água, bem como de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de arame;
- Evite soltar pipas, carregar objetos, como canos e varas de pesca e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;
- Mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões;
- Fique afastado de janelas, tomadas, torneiras e canos elétricos;
- Evite tomar banho durante a tempestade.