Um deslizamento de terra na província chinesa de Yunnan deixou pelo menos 47 pessoas soterradas, segundo informou a mídia estatal chinesa. As operações de busca e resgate foram iniciadas nesta segunda-feira (22).
O colapso ocorreu às 5h51 (18h51 de domingo em Brasília) no condado de Zhenxiong, nordeste de Yunnan, de acordo com a agência estatal Xinhua.
Imagens da emissora estatal CCTV mostraram trabalhadores de emergência passando por blocos de concreto e galhos derrubados.
Por volta das 5h51 (horário local), um deslizamento de terra atingiu a cidade de Zhaotong e autoridades do governo local lançaram uma resposta de emergência de ajuda humanitária, informou o Diário do Povo.
Mais de 500 pessoas foram retiradas. Não está claro o que causou o deslizamento de terra. Yunnan, no sudoeste da China, está entre as várias províncias da região sul do país que atualmente enfrentam uma onda de frio e temperaturas extremas próximas ou abaixo de zero, de acordo com o Centro Meteorológico Nacional.
Deslizamentos de terra são comuns em Yunnan, uma região remota da China onde cadeias de montanhas escarpadas colidem com o planalto do Himalaia.
A China sofreu uma série de desastres naturais ao longo dos últimos meses, alguns foram causados por condições climáticas extremas. Em um deles, em agosto passado, mais de 20 pessoas morreram em um deslizamento de terra causado por fortes chuvas na cidade de Xi’an.
Seven people had been found and confirmed dead as of 6:30 p.m. Monday, after a landslide struck southwest China’s Yunnan Province, local authorities said https://t.co/IpQpE9MlTm pic.twitter.com/jFB4XbfTnW
— China Xinhua News (@XHNews) January 22, 2024