Um deslizamento de terra deixou ao menos 33 mortos no noroeste da Colômbia, neste domingo (4). Ao menos 33 pessoas morreram no acidente e outras nove foram resgatadas com vida, afirmou o ministro do Interior, Alfonso Prada Gil. As equipes de resgate ainda buscam por vítimas e o número de mortos ou feridos pode aumentar.
“Já encontramos 33 pessoas mortas, incluindo três menores, e resgatamos nove pessoas vivas, quatro delas em estado crítico”, disse, em entrevista, o ministro do Interior.
Fortes chuvas provocaram o incidente entre os municípios de Pueblo Rico e Santa Cecília, na província de Risaralda, a aproximadamente 230 quilômetros a noroeste da capital Bogotá. No momento do deslizamento, diversos veículos atravessavam a região.
De acordo com a Defesa Civil, o ônibus da empresa Arauca tinha saído de Cali na madrugada de domingo e percorreu cerca de 270 quilômetros até o local do acidente, na cordilheira dos Andes, a caminho de Quibdó. No veículo, havia uma família de cinco membros, em que apenas uma pessoa foi resgatada com vida.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, utilizou seu Twitter para lamentar pelas vítimas do deslizamento e declarar apoio às famílias:
“É com tristeza que anuncio que, até agora, 27 pessoas, incluindo 3 menores de idade, perderam a vida na tragédia de Pueblo Rico, Risaralda. Solidariedade com as famílias das vítimas, que contarão com um acompanhamento integral do Governo Nacional.”
🇨🇴 | Sobe para 34 o n° de mortos pelo deslizamento em Risaralda, Colômbia.
As autoridades conseguiram resgatar seis pessoas durante as buscas, mas três delas morreram posteriormente.
Um dos sobreviventes era uma menina que foi encontrada agarrada ao corpo de sua mãe.
📸 : AFP pic.twitter.com/u853k3Thy4
— Notícias pelo Mundo (@NoticiasMundo23) December 5, 2022