Qual a probabilidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Javier Milei se encontrarem? Para a ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, a reunião entre o presidente do Brasil e o da Argentina só não aconteceu por falta de oportunidade.
Em uma entrevista publicada nesta quinta-feira (2), a economista falou sobre sua visão a respeito da relação entre os líderes. “Até agora a oportunidade não foi dada [para se encontrarem]. Mas espero que isso aconteça. E se não, você tem a garantia de que isso acontecerá na reunião do G20 [no Rio de Janeiro]”, disse.
Apesar da diferença ideológica entre os político, Mondino enfatizou seu contato próximo com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira. Em abril, ela veio ao Palácio do Itamaraty para se reunir com o diplomata e discutir as ações de Milei.
No mês passado, o argentino havia se oferecido para tratar do conflito entre Elon Musk, dono do X, e os ministros do Supremo Tribunal Federal. “O governo argentino jamais vai interferir nos processos democráticos ou judiciais de cada país. Confiamos na Justiça de cada país, nós defendemos a liberdade de expressão de todos”, afirmou ela, enfatizando que o governo da Argentina não se envolveria na discussão.
Em sua estadia, Mondino também entregou uma carta escrita por Milei para Lula. De acordo com a Folha de S.Paulo, o texto defendia a importância de uma boa relação entre Brasil e Argentina. Entretanto, o Palácio do Planalto não confirmou se o petista leu o documento.
🚨 Atenção: l Lula deixa Javier Milei no ‘vácuo’ após extremista enviar carta via chanceler. Presidente brasileiro ainda não leu carta do líder argentino entregue há mais de uma semana pic.twitter.com/xBBpDop9nX
— Notícias Paralelas (@NP__Oficial) April 26, 2024
Quando questionada se a carta incluía um convite para Lula visitar o país vizinho, a ministra não deu uma resposta exata. “Pode ser por comodidade, onde cada um puder”, disse.