manifestação

Milhares protestam contra Gustavo Petro na Colômbia

Na Praça de Bolívar, em Bogotá, os manifestantes gritavam “Fora Petro!”,ao lado da sede presidencial.

milhares-protestam-contra-gustavo-petro-na-colombia
Rua repleta de manifestantes (Créditos: Diego Cuevas/Getty Images)

Milhares de pessoas protestaram contra Gustavo Petro, presidente da Colômbia, nesta segunda-feira (26). Os manifestantes são contra medidas como o aumento dos impostos para os ricos e a reforma agrária.

Publicidade

Na Praça de Bolívar, em Bogotá, os manifestantes gritavam “Fora Petro!”,ao lado da sede presidencial.Petro prometeu uma mudança de política geral, mas se cercou de políticos corruptos. Isso é enganar”, disse Orlando Novoa, de 60 anos, proprietário de uma construtora com cerca de 30 funcionários, segundo o portal g1.

Gustavo Petro é o primeiro presidente de esquerda da história da Colômbia. Para colocar em prática suas iniciativas, como a reforma agrária, o aumento de impostos para os mais ricos e a baixa na exploração de petróleo, ele formou uma coalizão legislativa majoritária com o apoio de vários partidos tradicionais.

Os manifestantes contrários a Petro também reclamam do passado de Petro: “É uma desonra ter um presidente guerrilheiro. Fico indignada”, disse Manuela Hernández, de 62 anos, dona de uma empresa de roupas de banho em Bogotá.

Em Medellín, Cali, Bucaramanga, as ruas ficaram repletas de manifestantes. Alguns apoiadores de Gustavo Petro se mobilizaram em defesa do presidente, chegando a  trocar insultos e empurrões com seus opositores, obrigando funcionários da prefeitura a intervir.

Publicidade

Publicidade