
Colômbia e Venezuela devem reabrir suas passagens fronteiriças para o transporte de carga. Os países, que compartilham uma aérea fronteiriça de 2.219 quilômetros, romperam relações em 2019. As informações são da rede de notícias Al Jazeera.
A reabertura – que fará com que mercadorias como carvão, papel higiênico e frutas sejam transportadas através de cruzamentos entre a cidade colombiana de Cúcuta e o estado venezuelano de Táchira – foi uma promessa chave de campanha do novo presidente da Colômbia, Gustavo Petro.
A reabertura, por enquanto, será parcial. A ideia é retomar tanto o trânsito de pessoas quanto o comércio bilateral.
Relações estremecidas
Nicolás Maduro, líder da Venezuela, rompeu com a Colômbia em fevereiro de 2019 por causa de divergências com o então presidente Iván Duque. O colombiano foi um dos primeiros líderes mundiais a reconhecer o governo de Juan Guaidó. O líder da oposição venezuelana se autoproclamou presidente interino da Venezuela em janeiro de 2019, na tentativa de destituir Maduro.
Entretanto, em 29 agosto de 2022, os países retomaram o diálogo. O embaixador da Colômbia, Armando Benedetti, apresentou-se formalmente ao ministro das Relações Exteriores venezuelano, Carlos Farías. Depois, encontrou-se com Maduro.
The passage of the truck over the Simon Bolivar international bridge consolidates the reopening of the border between Colombia and Venezuela, as well as the relations between both countries. pic.twitter.com/GyS5I7ijzp
— teleSUR English (@telesurenglish) September 26, 2022