Um paciente humano recebeu o primeiro implante de chip cerebral da empresa “Neuralink”, do bilionário Elon Musk, neste domingo (28). O anúncio foi feito pelo próprio empresário em uma rede social na noite desta segunda-feira (29).
Estes estudos com implantes cerebrais em seres humanos foram autorizados pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) em maio de 2023. Quatro meses depois, a empresa já abriu inscrições para possíveis voluntários.
No X, o antigo Twitter, Musk escreveu que o primeiro produto da empresa Neuralink foi chamado de “Telepathy” (Telepatia). O dispositivo permite que humanos controlem dispositivos eletrônicos, como computadores e celulares, apenas com o pensamento.
“Os primeiros usuários serão aqueles que perderam o uso dos membros. Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um digitador rápido ou um leiloeiro. Esse é o objetivo“, disse o bilionário.
De acordo com Musk, o paciente que recebeu o primeiro implante apresenta uma boa recuperação. Ele afirmou ainda que os resultados iniciais revelaram uma detecção promissora de picos de neurônios.
O estudo conduzido pela Neuralink utiliza um robô para introduzir um implante de Interface Cérebro-Computador (ICC) por intermédio de um procedimento cirúrgico. O dispositivo é instalado em uma região do cérebro que controla a intenção de movimento.
Neste primeiro teste, a empresa quer avaliar a segurança do implante e do próprio robô que fez o procedimento cirúrgico no paciente.
The first human received an implant from @Neuralink yesterday and is recovering well.
Initial results show promising neuron spike detection.
— Elon Musk (@elonmusk) January 29, 2024