ILEGAL

SpaceX recebe denúncia por demitir funcionários críticos de Elon Musk

Os trabalhadores foram dispensados após circular uma carta entre os executivos na qual o magnata é descrito como uma “distração e constrangimento” para a empresa

spacex-recebe-denuncia
Elon Musk – Crédito: Reprodução/Youtube

A SpaceX, empresa de Elon Musk que é fabricante de foguetes, enfrenta alegações de demissão ilegal de oito funcionários que criticaram o proprietário. Esses trabalhadores foram dispensados após circularem uma carta entre os executivos na qual Musk é descrito como uma “distração e constrangimento” para a SpaceX. A denúncia foi apresentada pelo Conselho Nacional de Relações Trabalhistas (NLRB), uma agência independente do governo norte-americano

Publicidade

O documento em questão, enviado em junho de 2022, aborda uma sequência de mensagens na rede social X (antigo Twitter) que o empresário havia compartilhado desde 2020. Os trabalhadores afirmaram que tais declarações não estavam em conformidade com as políticas internas da empresa relacionadas à diversidade e comportamento.

O NLRB afirmou que a companhia infringiu os direitos dos funcionários de se unirem e advogarem por melhores condições de trabalho. Além disso, a denúncia aponta que a SpaceX interrogou os trabalhadores a respeito da correspondência e menosprezou aqueles que se engajaram com a iniciativa. Ainda, a empresa recebeu uma acusação por ameaça de demissão de funcionários que se envolvessem com atividades semelhantes.

Próximos passos da denúncia à SpaceX

A empresa de Elon Musk tem a opção de buscar um acordo, mas se isso não se concretizar, a denúncia será encaminhada a um juiz administrativo. De acordo com a NLRB, a primeira audiência ocorrerá no dia 5 de março.

A decisão judicial pode ser objeto de apelação. Nesse caso, ela vai para um painel composto por cinco conselheiros que integram um comitê permanente da NLRB designado pelo presidente dos Estados Unidos. Caso a empresa seja considerada culpada, a SpaceX poderá ser compelida a readmitir os oito funcionários e enfrentar punições mais severas em casos subsequentes.

Publicidade

Publicidade

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.