O presidente Joe Biden e o ex-presidente Donald Trump tiveram vitórias expressivas nas prévias da Superterça e, assim, conseguiram conquistar os delegados na Califórnia, no Texas e em outros importantes estados.
Os resultados desta terça-feira (5) deixaram o democrata Biden e o republicano Trump muito perto de conseguirem a nomeação dentro de seus respectivos partidos e estabelecer a provável revanche de 2020.
A principal rival de Trump, Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul, garantiu uma vitória em Vermont, de acordo com a Associated Press, privando Trump de uma vitória total.
Apesar da derrota, os resultados eleitorais mostraram que Trump avançou rapidamente em direção à nomeação na noite de terça-feira, garantindo 14 estados.
Falando em Mar-a-Lago, sua casa em Palm Beach, Flórida, o ex-presidente não fez menção à Sra. Haley, em vez disso pediu “unidade”.
“Queremos ter unidade”, declarou ele, “e vamos ter unidade, e isso vai acontecer muito rapidamente”.
Do lado dos democratas, o presidente Biden triunfou em todos os 15 estados que realizaram disputas, bem como as prévias de Iowa.
O único tropeço de Biden ocorreu em Samoa Americana, um pequeno território americano no Oceano Pacífico, onde empatou com um empresário pouco conhecido, Jason Palmer; ambos conseguiram três delgados cada um, segundo a Associated Press.
São necessários 1.215 delegados para vencer a nomeação republicana. Segundo apuração da Associated Press, a distribuição às 6h51 desta quarta-feira (6) é a seguinte:
- Donald Trump: 995 delegados (precisa de mais 220);
- Nikki Haley: 89 (precisa de mais 1.126);
- Outros: 12.
São necessários 1.968 delegados para vencer a nomeação democrata. Segundo apuração da Associated Press, a distribuição às 4h52 é a seguinte:
- Joe Biden: 888 (precisa de mais 1.080);
- Outros: 6.
Confira lista onde cada um dos postulantes (republicano/democrata) venceram:
- Alabama – Trump/Biden;
- Alasca – Trump.
- Arkansas – Trump/Biden
- Califórnia – Trump/Biden;
- Colorado – Trump/Biden;
- Iowa – Biden;
- Maine – Trump/Biden;
- Massachusetts – Trump/Biden;
- Minnesota – Trump/Biden;
- Carolina do Norte – Trump/Biden;
- Oklahoma – Trump/Biden;
- Tennessee – Trump/Biden;
- Texas – Trump/Biden;
- Utah – Biden;
- Vermont – Nikki/Biden;
- Virgínia – Trump/Biden;
- Samoa Americana: Biden e Palmer (democratas) empataram.
This merger would have forced higher fares and fewer choices on tens of millions of Americans.
My Administration’s historic success in blocking it is a win for American consumers and competition. https://t.co/jZH1eS6gQx
— President Biden (@POTUS) March 4, 2024