A mídia estatal norte-coreana divulgou nesta quarta-feira (13) uma foto do líder da Coreia do Norte Kim Jong-un dirigindo um tanque de guerra durante uma demonstração militar.
O veículo dirigido por Kim é o mais novo tanque desenvolvido pelo país e faz parte de uma “partida de treinamento“. O líder se sentiu satisfeito com o resultado, segundo a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA).
Para testá-lo, o Exército norte-coreano realizou uma simulação de batalha, com a participação de dezenas de militares. Os tanques foram colocados em várias situações simuladas de combate intenso e dispararam contra alvos.
A apresentação do novo tanque de guerra pela Coreia do Norte coincide com os exercícios militares conjuntos entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos. As movimentações demonstram o aumento da tensão na península.
As relações entre as duas Coreias têm se deteriorado nos últimos meses. No dia 8 de fevereiro, Kim afirmou que não manteria diálogo ou negociaria com a Coreia do Sul, a quem chamou de “inimigo número 1”. Ele disse que não hesitaria em usar todo o seu poderio militar para eliminar os inimigos, caso se sinta ameaçado.
Além disso, a Kim Jong-un cancelou todos os acordos de cooperação econômica com a Coreia do Sul e rompeu todos os acordos militares.
* Matéria publicada com supervisão de Ricardo Parra.