A onda de calor que se propagou em parte do Brasil não deve dar trégua para São Paulo nos próximos dias. De acordo com dados da Climatempo, os termômetros continuarão apontando médias entre 33º C e 34º C pelo menos até quarta-feira (20).
A situação deve mudar completamente a partir de quinta-feira (21), quando uma frente fria atravessa as regiões sul e sudeste do país. Na sexta-feira (22), a marcação dos termômetros não deve passar de 24°C, e com chuva.
A instabilidade já deve começar na madrugada de quinta-feira no centro-sul do país e o sistema ganha mais força à medida que avança sobre Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, derrubando a temperatura e trazendo chuvas de grande intensidade, com risco de temporais.
“Santa Catarina, Paraná e São Paulo ainda terão um primeiro dia de outono quente e abafado, com condição de pancadas de chuva, de moderadas a forte, a partir da tarde”, afirma a Climatempo.
Segundo as previsões do Inmet, deve chover todos os dias em São Paulo, com tendência de maior intensidade na quinta-feira. A Metsul Meteorologia afirma que chove, inclusive, no próximo fim de semana.
“As condições meteorológicas mudam um pouco nesta segunda-feira [18], pois as temperaturas continuam em elevação, aumentando a sensação de calor e abafamento em todo o território paulista”, diz a Defesa Civil estadual, alertando para chuvas generalizadas no decorrer das horas.
Neste domingo (17), já como parte da mudança no tempo, as zonas norte e leste paulistanas ficaram alagadas por causa da chuva do fim de tarde e início da noite.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini