Para muitos jogadores, Alan Wake 2 foi considerado um dos melhores games do ano de 2023, não estando somente entre os títulos mais bem avaliadores, como também entre os mais premiados, conquistando os prêmios de Melhor Direção e Melhor Narrativa no The Game Awards 2023, além de melhor jogo na Escolha da Crítica do Golden Joystick Awards 2023.
Mas, o sucesso de crítica não se converteu no comercial, a ponto de o survival horror não ter conseguido recuperar todo seu investimento feito pela Remedy e pela Epic Games. Como foi reportado pelo “Games Industry”, a desenvolvedora em um relatório financeiro referente ao seu ano fiscal de 2023 que teve uma queda de 22,2% em suas receitas em relação ao de 2022, arrecadando um total de 33,9% milhões de euros, contra 43,6 milhões de euros do ano anterior.
Não entendo como Alan Wake 2 não recuperou seu orçamento, puta jogo bom e sempre que critico a atual geração por não ter muitos jogos exclusivos pra ela vem um monte de tonto falar merda
Acho que cada um deles deveriam cobrar da sua empresa favorita não ter abandonado a geração… pic.twitter.com/3nWWoKnUp7— Bitsman (Marçal) (@canalbitsman) March 20, 2024
O dado mais alarmante, entretanto, fica no fato de que a Remedy fechou o ano fiscal de 2023 com perdas financeiras em suas operações de 28,6 milhões de euros, enquanto em 2022, foram somente 600 mil euros. No quarto trimestre fiscal de 2023, a empresa teve receitas totais de 10,3 milhões de euros, representando uma queda de 24% em relação ao ano anterior.
A Remedy atribuiu o declínio nas receitas ao “aumento dos investimentos” em projetos atualmente em desenvolvimento, além de uma despesa de 7,2 milhões de euros para um novo título de codinome Kestrel, depois que a desenvolvedora anunciou que mudaria o projeto de um multiplayer gratuito para um premium, em novembro de 2023. Vale ressaltar que a empresa desembolsou 17 milhões de euros em fevereiro para adquirir 100% dos direitos da franquia Control, destinando o dinheiro à publisher 505 Games. Mesmo classificando 2023 como “ano desafiador”, o CEO Tero Virtala destacou o lançamento de Alan Wake 2 como um grande sucesso para o estúdio.
Ver essa foto no Instagram
“Alan Wake 2 já recuperou uma parte significativa dos investimentos feitos pela Epic Games Publishing, e esperamos que o jogo seja um impulsionador significativo de receitas e rentabilidade para o ano (fiscal de 2024). Com Alan Wake e Control, agora temos duas franquias estabelecidas, e nossa ambição é transformá-las em franquias que tenham alto reconhecimento de marca, base de usuários em constante crescimento, cadência mais regular de sequências e capacidade de gerar receitas e lucros e em alto nível”, afirmou Virtala. O CEO ainda disse que o jogo, junto de Control, são as duas principais propriedades intelectuais da desenvolvedora.
* Texto originalmente publicado no SportBuzz.