ASSÉDIO?

Senadora chamada de “assessora de assuntos de cama” por Ciro Gomes vai à Justiça

Janaína Farias afirmou que ficou “extremamente indignada” com a fala

Janaína Farias afirmou que ficou "extremamente indignada" com a fala proferida por Ciro Gomes em entrevista.
Janaína Farias e Ciro Gomes – Créditos: Reprodução/ Agência Senado/ Redes Sociais

Janaína Farias (PT), a senadora que foi chamada de “assessora de assuntos de cama” por Ciro Gomes (PDT), revelou que vai acionar a Justiça contra o político. Em entrevista ao Globo, a parlamentar afirmou que ficou “extremamente indignada” com a fala.

Publicidade

“Não é possível que esse tipo de violência fique impune. Se não fizermos nada, outros homens podem se sentir confortáveis para continuar fazendo esse tipo de ataque às mulheres”, comentou.

A senadora também afirmou que um discurso como esse ainda acontecer no meio político brasileiro é lamentável. “Misoginia, machismo e violência política de gênero parecem ser o único aprendizado que ele teve ao longo do tempo”, disse.

Além do processo vindo de Janaína, Ciro deverá enfrentar uma consequência política por sua fala. No Senado, a bancada feminina propôs voto de repúdio contra ele. Este pedido já tem apoio de grandes nomes políticos de esquerda e direita, como Damares Alves (Republicanos), Soraya Thronicke (Podemos), Eliziane Gama (PSD) e Teresa Leitão (PT).

A fala de Ciro Gomes

Ciro caracterizou a parlamentar de forma considerada ofensiva em entrevista ao jornal A Notícia do Ceará. Ao falar sobre o mandato de Janaína, ele questionou sua capacidade de governar.

Publicidade

“Sabe qual é o serviço prestado para ir ao lugar de Virgílio Távora, de Tasso Jereissati, de Mauro Benevides, de Patrícia Saboya, que tinha uma longa história de políticas sociais, pioneira da política de creche? Aí vai agora a assessora para assuntos de cama do Camilo Santana para o Senado da República? Onde é que nós estamos?”, disse.

As ofensas foram proferidas em momento que Janaína assumiu o mandato como senadora, já que era suplente de Augusta Brito (PT), que saiu para ocupar a Secretaria de Articulação Política do Ceará. As suas políticas são suplentes de Camilo Santana (PT), que se ausentou do mandato para ser ministro da Educação.

Ele não comentou sobre o assunto após a repercussão de sua fala.

Publicidade

Em apoio à senadora, o perfil da liderança do PT no Senado compartilhou em suas redes uma nota, na qual repudia a fala de Ciro. Confira:

Publicidade

 *Sob supervisão de Lilian Coelho

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.